Virou moda os tais cristãos emergentes falarem mal da igreja. "Sobrevivendo, apesar da igreja", "Igreja, tô fora", "A igreja do outro lado" e outras tantas frases bem criativas, mas que não passam de uma variação sobre o mesmo tema.
Pra saber que a igreja não é perfeita não é necessário ler nenhum livro novo. Para saber que a igreja é um monte de coisas, menos uma comunidade de gente perfeita, basta abrir a Bíblia em Atos 5 ou ler as cartas de Paulo aos cristãos de Corintos, da Galácia, aos de Éfeso... Não há romantismo nas páginas das Escrituras sacras. Gente que é gente quando tem um encontro com Cristo e se reúne formando a "reunião dos convocados" (Igreja) não se transforma em um monte de anjinhos bunitinhos e perfeitinhos.
Há pessoas problemas,
estruturas problemas
e teologias (ideologias e sandices) problemas.
Acredito que o evangelho da graça faz com que pessoas problemas adquiram uma cosmovisão diferenciada. Trocam os óculos velhos e sujos, por um capaz de ver a Deus, a vida, a si mesmos e ao próximo de maneira diferente. Acredito também que o evangelho da graça faz com que pessoas com uma nova cosmovisão consigam, pela graça e não por esforço, construir uma comunidade menos problema... mais humana, mais cooperativa, mais compreensiva, mais solidária, mais perdoadora.. Acredito também que o Evangelho da graça, e somente o evangelho de verdade mesmo! (aquele que leve Jesus a sério), faz com que as nossas crendices, fantasias de poder e dominação e as neuras religiosas e a necessidade humana de subterfúgios e amuletos mágicos, sejam trocados por um novo jeito de pensar e de viver... de viver e de pensar... Há, portanto, uma consequência óbvia: as pessoas problemas, com teologias problemas e que criam estruturas problemas, podem, pela graça de Deus, dar espaço para a criação de um novo espaço, a igreja.
Não! Por favor não confunda as coisas. Não é uma "nova igreja" (eu, aliás, nem sei o que é isso!, pois na minha singela opinião, a Bíblia não fala senão de uma única). Tem muita estrutura problema por aí... é verdade! É só a gente não confundir isso com "igreja" e, pela graça de Deus, procurar a "igreja". Da "igreja" não se cansa. Se alguém está cansado, frustrado, machucado, ferido... é bom tomar cuidado! Possivelmente você foi enganado por alguma propaganda, fachada, outdoor...
No amor dAquele que nos amou primeiro,
Ézio Lima, rev.
Ps. Eu escrevi diretamente aqui no blog... sem fazer qualquer correção no texto. Perdoe-me pelos erros e sinta-se à vontade para me comentar e me ajudar a escrever o restante do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário