quinta-feira, janeiro 15, 2009

LI E GOSTEI

Nas minhas leituras sempre guardo na "algibeira" idéias pra pensar e orar. Eis algumas que recolhi nestes primeiros dias de 2009...

“O que a maioria das pessoas precisa não é mais conhecimento da fé, mas determinação espiritual para pôr em prática o que já conhece, não importando quais sejam as conseqüências”.
Rev. Dr. James Houston, in: “Meu legado espiritual”, p.19.


“Para muitos cristãos, oração é ter pensamentos espirituais. Isso não é oração. Oração é achegar-se à presença de Deus com tudo o que você é. Você pode dizer: “Senhor, eu odeio esta pessoa. Não consigo suportá-la”. A vida de oração de muitas pessoas é seletiva. Geralmente só colocam diante de Deus o que querem que Ele saiba e o que pensam que Ele suporta ouvir. Deus é Deus, Ele agüenta ouvir tudo”.
Henri Nouwen in revista Leadership, 1982, 
entrevista com Nouwen e Richard Foster


“Os homens são cegos até que Cristo, que é a luz do mundo, brilhe sobre eles”
João Calvino



"Há uma filosofia que nega o infinito, bem o sabemos. Há também uma filosofia classificada patologicamente, que nega o sol; esta filosofia chama-se cegueira". - Victor Hugo


“Na Igreja não há lugar para um uniformismo sem liberdade, como não o há também um pluralismo sem relações”
Jürgen Moltmann
(Espírito da vida, pg 221)

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Insatisfação


  •  SALMOS 120:2 
    Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira!
    Eugene Peterson

    Pessoas submersas em uma cultura repleta de mentiras e de malícia sentem-se como se estivessem se afogando nela; não conseguem confiar em nada do que ouvem, nem depender de alguém que conheçam. Tamanha insatisfação com o mundo na situação em que se encontra é uma preparação para viajar no caminho do discipulado cristão.

    A insatisfação, aliada a um desejo de paz e de verdade, pode nos colocar em um caminho peregrino de integridade em Deus.

    Uma pessoa tem de estar totalmente insatisfeita com o modo como as coisas andam para que possa encontrar motivação para iniciar a caminhada cristã. Enquanto pensarmos que a próxima eleição pode eliminar o crime e estabelecer a justiça ou que outro avanço científico pode salvar o meio ambiente ou outro aumento de salário pode aplacar a ansiedade e nos conduzir a uma vida de tranqüilidade, provavelmente não estaremos dispostos a nos arriscar nas árduas incertezas da vida da fé. Uma pessoa tem de estar cansada dos caminhos do mundo antes de se interessar pelo mundo da graça.

    O Salmo 120 é uma canção de uma pessoa assim, desgastada pelas mentiras e debilitada pelo ódio, uma pessoa repleta de dor devido ao que está acontecendo no mundo. Ele, no entanto, não se trata de um mero clamor, ele é dor que penetra através do desespero e estimula um novo começo – uma jornada para Deus que se transforma em uma vida de paz.

    “Livre-me dos mentirosos, DEUS!
    Eles sorriem tão docemente, mas mentem através de seus dentes.”
    Salmo 120:2