quarta-feira, junho 10, 2009

Missão da Igreja: 10 princípios para o êxito



Nicky Gumbel, o pastor da Holy Trinity Brompton, igreja na qual acontece a Semana Internacional do Curso Alpha, pregou na manha de terça-feira, dia 09.06, uma mensagem que considerei de extrema importância.
Antes, contudo, de comentar sobre a mensagem, quero explicar o que é o ALPHA. O curso Alpha nasceu na década de 70 nesta Igreja Anglicana, que fica no centro de Londres, há menos de 500 metros da famosa loja Harrod
s, com o propósito de anunciar o evangelho de Jesus Cristo e envolver as pessoas na igreja. Londres, assim como toda a Europa, está imersa no ateísmo e agnosticismo. Igrejas fechadas, à venda ou pouco freqüentadas é a realidade da maioria das igrejas. A Holy Trinity Brompton, contudo, tornou-se uma exceção. A igreja abre suas portas 4 vezes no domingo, com a média de 1000 a 1200 pessoas por culto. Um verdadeiro milagre em se tratando da capital do ateísmo no mundo.
Por conta deste crescimento da Holy Trinity Brompton, o Curso Alpha se tornou popular em várias partes do mundo. Hoje o curso é usado em mais de 100 países, por igrejas das mais diferentes denominações. Desta semana Internacional do ALPHA participam 1200 representantes de 105 países. Com o tempo, nós da IPI Central de Brasília conheceremos mais sobre o ALPHA.
De forma especial quero destacar os princípios apontados na mensagem do pastor Nicky Gumbel, os quais ele considerou chaves para o êxito do ALPHA:
1) O amor de Deus (Mateus 22.37-39). A igreja deve ser uma comunidade que ama a Deus e que expressa este amor pelas pessoas, de todas as idades, em todos os momentos. Por amar as pessoas, a igreja não mede esforços para alcançá-las.
2) A amizade com Jesus Cristo (João 15.14-15)
Expressamos esta amizade através da adoração e da oração, mas também tendo na igreja os nossos melhores amigos. A igreja precisa ser a comunidade da amizade.
3) O Ministério do Espírito Santo (Lucas 4.18-19)
Devemos orar continuamente para que o Espírito Santo controle a nossa vida. O culto precisa ser um momento em que o Espírito Santo nos envolva de tal maneira, que não tenhamos dúvida de que somos amados por Deus e seus instrumentos para influenciar poderosamente este mundo.
4) A beleza da Santidade (Isaías 53.2; Hebreus 1.3)
A santidade nos torna belos, mesmo que viver em santidade seja andar na contra-mão daquilo que este mundo considera normal.
5) O poder da ressurreição (João 16.21)
Uma igreja que vive a alegria, esperança e excelência, porque é consciente de que Jesus ressuscitou e caminha conosco.
6) Amor pela cruz de Cristo (Mateus 10.34)
Uma igreja consciente de que caminhar com Cristo é opor-se ao cinismo, mentira, injustiça... e isto significa, obviamente, também sofrer as oposições do mundo e das forças do mal que nele operam.
7) A visão da liderança (Juízes 5.2)
Homens e mulheres: a) com visão; b) com disposição de trabalhar; c) com determinação; d) que são servos; e) capacitadores do povo de Deus para a missão.
8) O sacerdócio de todos os santos (1 Coríntios 12.7)
TODOS os membros devem ocupar sua função no corpo. Ninguém foi chamado para assistir, criticar ou se omitir. O compromisso de todos os membros, o trabalho de todos os membros, a oração de todos os membros, a busca pelos dons do Espírito Santo e a prática deles, é que faz a igreja ser o que ela deve ser.
9) A autoridade da obediência (Mateus 8.5-13)
Obedecemos a Deus e as lideranças constituídas na igreja. Deus constitui pessoas para ocupar funções específicas e crescemos enquanto corpo de Cristo quando aprendemos sobre a autoridade da obediência e também vivemos em obediência.
10) A unidade num mesmo propósito (João 17.21-22)
A busca da unidade não é uma opção, mas um mandamento. Cristãos se unem no propósito de amar, respeitar e servir uns aos outros. Unimo-nos, mesmo sendo diferentes, com o fim de proclamar que Jesus Cristo é Senhor e Salvador de nossa vida.
Rev. Ézio Lima

terça-feira, junho 09, 2009

Alpha International Week

Aqueles que desejarem podem acompanhar as notícias do encontro em Londres.
Participam do Alpha International Week, 1200 pessoas de 100 países diferentes...
Um forte abraço a todos!
Ézio ( HTB - Londres)

http://www.alphafriends.org/taxonomy/term/560