sexta-feira, julho 18, 2008

"Proibida a Entrada de Pessoas Perfeitas"


"Em primeiro lugar, o que é exatamente cultura? Ela pode ser definida como cimento que mantêm uma organização unida. Nas igrejas, engloba as práticas e os comportamentos habituais conforme elas determinam o que, porque ou como agem e interagem. É também a soma de todos os comportamentos, as atitudes e os estilos das pessoas, dos programas e cultos.

A criação da cultura forma a textura da vida relacional em comunidade numa igreja local. O resultado de uma cultura eficiente do tipo "venha como está" é uma comunidade cristã atraente que Deus utiliza para transformar indivíduos, vizinhanças, cidades e sociedades. Acontece quando líderes efetivamente contextualizam a mensagem de Cristo à cultura local. Por causa dessa influência, a comunidade de Cristo cresce.

Precisamos, porém, estar conscientes de que só a comunidade não é a resposta. Existem comunidades que geram vida, mas existem também comunidades repressivas e nocivas que se formam em igrejas locais, pequenos grupos e ministérios. Criar uma cultura do tipo "venha como está" começa com a disposição de cada membro e líderes da igreja. Sua maneira de pensar a respeito de si mesmo e da igreja cria a semente da qual a cultura tem origem. Enquanto interagem uns com os outros, os líderes amodelam mais dos que os pais poderiam amoldar o ambiente familiar. O que você e outros líderes da igreja estão formando hoje do ponto de vista cultural?"

Extraído do livro "Proibida a Entrada de Pessoas Perfeitas"

de John Burke