terça-feira, março 27, 2012

Medindo a FÉ


Penso que seja sábio eliminar de uma vez por todas a discussão sobre o quanto de fé possuímos, ou como precisamos de mais fé. Geralmente quando dizemos essas coisas não estamos falando sobre fé, mas de um sentimento que temos.
Quando definimos fé como um sentimento – de crença ou de piedade – o que na verdade estamos medindo não é a fé, mas uma emoção. A fé não é um sentimento. Ela é um ato de concordância, de abertura, de entrega... A fé, portanto, tem a ver com o que cremos que Deus está fazendo, está por fazer, e se fundamenta na perspectiva de Seu Poder, Soberania, Amor e Graça, mas não com o que estamos sentindo e nem com qualquer relação com a intensidade do que estamos sentindo. "Se o nosso coração nos acusa (ou duvida), Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.” (1 João 3.20-22). Por exemplo, quando o pai do menino enfermo (cf.Marcos 9.24) ) disse "ajuda-me na minha falta de fé", não recebeu uma advertência de Jesus do tipo: "quando sua fé for grande, então, eu curarei o seu filho".
Embora em muitos textos encontremos a relação entre fé e cura, há muitos outros textos em que os milagres de Jesus foram realizados sem esta relação direta. Vejamos:
* Jesus curou em resposta à fé de um terceiro – caso da filha de Jairo (Mc 5.21-24)
* Jesus curou em resposta à fé pessoal – caso da hemorroísa (Mc 5.24-34)
* Jesus curou sem evidência de fé pessoal – caso do homem da mão ressequida (Mt 12.9-13); caso do cego (Jo 9.1-7); caso do paralítico do tanque de Betesda (Jo 5.1-13).
Quando Jesus diz: “grande é a tua fé” ou “homens de pequena fé”, não está se referindo ao sentimento ou a intensidade de emoção no coração das pessoas, mas quanto ao “objeto da fé” ou “ausência de crédito dado a quem merece todo crédito”.
Quando começo a medir a minha fé, faço isso a partir do meu ponto de vista e frustrações – e na maior parte das vezes faço isso porque estou olhando para as coisas numa perspectiva do meu fracasso, das minhas impossibilidades, do meu desânimo, etc. Enfim, olho para as coisas sob a perspectiva do meu “humanismo” que tende ser autônomo e controlar as coisas a partir daquilo que entendemos e queremos que sejam. Se, ao contrário,a fé é um repousar, descansar e entregar-me a Deus, passarei a ficar atento ao que Deus está fazendo, e assim torno-me mais e mais consciente de que tudo, inclusive minhas aparentes derrotas, fracassos e equívocos, fazem parte do Seu Plano perfeito que, aliás, tem como propósito a minha vida e não tanto o que eu quero nela e pra ela. O alvo da graça e do amor de Deus é tratar, curar, salvar a minha vida. Por isso Paulo brada: “todos as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Crer nisso “é muito”. É tudo. É o suficiente.
Ah! E Jesus disse que o Pai concede o Espírito sem medida (João 3.34). Ele não o dá como uma esmola. Há imensidade no ato, extravagância – mas nunca terei a dimensão dessa imagem se estiver medindo coisas a partir de minha perspectiva...
Rev. Ézio Martins de Lima
 

domingo, março 25, 2012

De virada...!

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte...” (Jr 29.13-14).

“Ganhar de virada” é um jargão do ‘universo dos esportes’. É ganhar o jogo ou competição depois de se estar “perdendo feio”. Por isso, os esportistas e torcedores sempre dizem que “de virada é sempre mais emocionante”. E não importa a circunstância, seja no esporte ou na caminhada do dia a dia da vida, até que “a virada” aconteça é preciso persistência e empenho.
O profeta Jeremias escreveu uma carta aos exilados na Babilônia, encorajando-os a não desanimar, mas, pelo contrário: deveriam enfrentar os dias difíceis com a expectativa de uma grande virada vinda da parte de Deus. (29.8,9). Jeremias exorta, em nome de Deus, o povo a tocar a vida adiante, a não estacionar na rua da amargura e ficar parado com um réquiem de lamúrias e murmurações nos lábios. Em sua carta, Jeremias diz que o povo deveria construir casas, plantar pomares, gerar filhos e educá-los bem e promover a paz. Fazer tudo isso em uma “terra estranha” –e quando se está ‘perdendo feio’, pode ser difícil, mas crer no Deus que promove as “grandes viradas” muda a forma com que olhamos paras as circunstâncias.
O mesmo ocorre comigo e com você. Tempos difíceis e ventos contrários são oportunidades para que experimentemos uma “grande virada” em nossa vida. O próprio Deus é quem declara: “Sei o que estou fazendo. Já planejei tudo, e o plano agora é cuidar de vocês! Não os abandonarei. Meu plano é dar a vocês o futuro pelo qual anseiam” (Jeremias 29.11 – A Mensagem).
Deus, através do profeta Jeremias, não diz ao povo quando será o dia “da virada”, mas oferece um roteiro para aguardamos com esperança este dia:
·      Atentar para sua Palavra (Jr 29.8-9). Também em nossos dias muitos são enganados por falsas promessas de “profetas e guias espirituais”. Nem todo o que se diz profeta é enviado por Deus (vs.9).  Precisamos atentar para a Palavra de Deus, porque é seguro confiar nas Escrituras, sempre! Quem a segue e a observa não será enganado ou iludido. Quando repousamos nosso coração na Palavra de Deus, não através de uma leitura superficial, mas com o estudo aprofundado e comunitário (pra evitar a interpretação subjetiva e equivocada), logo descobrimos que poderemos, sim, enfrentar aflições e lutas, mas também descobrimos que nunca estaremos sozinhos nelas.
·      Invocar o seu nome (Jr 29.12). Ele promete ouvir, e responder. Esperar a ação divina pode parecer demorado –especialmente quando sentimos que estamos ‘perdendo feio’. Contudo, Deus jamais atrasa no cumprimento do Seu plano perfeito. Esperar em Deus revela que estamos seguros quanto ao Seu caráter. Essa espera é acompanhada da oração, que é entrega das nossas petições e a declaração da nossa confiança. Igualmente, os corações cheios de expectativa em Deus trocam as murmurações pela “ação de graças e louvor”.
·      Buscá-lo de todo o coração (Jr 29.13). A aparência religiosa não move o braço de Deus, mas um coração sincero sempre o toca. Deus não é homem para que se deixe enganar pelo que “parecemos ser”. Performance religiosa só serve para conquistar os aplausos dos nossos iguais. Deus, contudo, sabe o que nos move. Sua vontade é que as nossas orações e louvor sejam a expressão de um coração sincero e verdadeiro em Sua presença.
·      O resultado é ser achado por Deus (Jr 29.14). Ele sabe todas as coisas e, portanto, nada pode surpreendê-Lo.  Ele pode todas as coisas e, portanto, nada é difícil para Ele.  O Deus Eterno encontra-nos em nossas crises e em nossas aflições. Sua graça e sua misericórdia se renovam a cada dia dando-nos forças para não desistir. No momento certo e na hora certa, no tempo perfeito de Deus, a ‘grande virada’ acontecerá. É promessa do Deus Eterno! Ele é fiel!
1)    Estabeleça o propósito de ler a Bíblia de forma diária, mas também de participar das oportunidades que nossa igreja oferece: a Escola Bíblica Dominical, os Cultos e os Cursos Alpha. Esteja certo: a Palavra de Deus te dará sabedoria para a vida diária.
2)    Suplique pela presença graciosa e poderosa de Deus em sua vida pessoal e familiar. Encha sua casa e sua mente de louvor ao nome poderoso de Jesus Cristo, Senhor e Salvador. Faça isso de coração sincero e experimente a Sua presença de amor e cuidado. A presença de Jesus, através do Espírito Santo, renova-nos em coragem, ânimo e força para enfrentar o deserto, até chegarmos naquele jardim regado, preparado e reservado por Sua providência. Ele não falha!
Se parecer demorado, não desista. Lembre-se que Ele é o Senhor Todo-Poderoso, que jamais nos desampara e que tudo faz de maneira perfeita. Ele sempre chega na hora certa. Aguarde o “dia da virada”! A fé honra a Deus. Deus honra a fé!
No amor dAquele que nos amou primeiro,
Rev. Ézio Martins de Lima