domingo, maio 06, 2012

Praticantes da palavra


“Aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade” 2Tm3.7.
Utilizando-se deste versículo bíblico A. W. Pink, teólogo e pregador do início do século passado, alertou o seu rebanho sobre o perigo da hidropisia espiritual. “As pessoas ouvem um pregador após outro, vão a esta e àquela conferência, leem livros e mais livros sobre temas bíblicos, todavia, jamais chegam a um conhecimento vital e prático da verdade, de modo que em sua alma fiquem gravados o poder e a eficácia da verdade”.
O autor alega que “quanto mais ouvem, tanto mais desejam ouvir. Bebem sermões e discursos com avidez, mas sua vida não muda, em nada para melhor. Antes, sentem-se orgulhosos de seu conhecimento e não se humilham diante de Deus”.
Como filhos de Deus nosso dever é conhecer a Deus bem como Sua vontade, e o Senhor exige de nós uma prática consciente deste dever. Na IPICB somos expostos às verdades das Escrituras frequentemente nos cultos, Escola Bíblica Dominical, nos cursos ALPHA e aconselhamentos.
Podemos incorrer neste risco da hidropisia espiritual, mas para não contrairmos essa enfermidade uma avaliação sempre é bem recomendada: Temos aplicado as verdades bíblicas nas situações corriqueiras da nossa vida? O humilhar-se diante do Senhor tem sido nossa prática como adoradores? Temos guardado os mandamentos do Senhor (sem escolher alguns em detrimento de outros)? Nossa obediência tem sido ao Senhor e seus preceitos? Incorporamos a nossa vida as verdades do Evangelho?
Vale atentar ao conselho apresentado em Tiago 1.22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
No Amor dAquele que nos amou primeiro,
Rev. Ézio Lima