quinta-feira, setembro 22, 2011

Cuidemos do Jardim ...

Quando Deus criou Adão e Eva, Ele os colocou em um jardim, com a responsabilidade de cuidar dele. Pode ser que nem todos nós tenhamos jardins, mas como descendentes de Adão e Eva, todos nós temos uma responsabilidade pelo ‘grande jardim’ ao nosso redor – o meio ambiente. Infelizmente, por causa do nosso pecado, não somos muito eficazes em cuidar dele. Somente quando Deus refizer completamente o universo, nós e nosso meio ambiente estarão em perfeita harmonia!

terça-feira, setembro 20, 2011

A corda da esperança

A corda da esperança
A visão do quadro “Esperança”, de George Frederic Watts, sempre me fascina.
Watts pintou uma mulher de olhar triste e desanimado, sentada no alto do globo terrestre. As costas estão curvadas como se carregasse um fardo insustentável. O olhar de desespero estampa-se no seu rosto.
Numa das mãos da mulher, Watts pintou uma lira. Há um detalhe no instrumento que o pintor desejou ressaltar: as cordas estão quebradas, menos uma. Ao contemplar este quadro alguém poderia questionar: “por que Watts lhe denominou-o ‘Esperança’ e não ‘Desespero’?’
Afinal, que melodia se pode tocar com apenas uma corda?
Eis a mensagem sublime da obra de Watts. Aquela única corda no instrumento era a corda da esperança. Um símbolo da última possibilidade de se tanger algum tom de alegria.
O Evangelho Segundo Lucas relata a história de dois discípulos de Jesus no caminho entre Jerusalém e Emaús (Lucas 24.13ss). Eles caminhavam decepcionados, feridos, sem esperança. Assim como estes dois discípulos, muitos hoje se sentem decepcionados com “a religião cristã” de nosso tempo; com o fato de tantos “líderes religiosos” sufocarem a mensagem de Cristo e se esconderem atrás de mensagens institucionais ou da mera propaganda ou clichê religioso.
Assim como aqueles discípulos, muitos de nós também não conseguimos perceber a presença de Deus em meio aos pequenos sinais do dia-a-dia. Note. A narrativa de Lucas nos mostra que Cristo estava presente durante aquela caminhada embalada pela melodia da tristeza, mas não foi reconhecido pelos dois discípulos. Eles estavam tão deprimidos e amargurados que não foram capazes de reconhecer que Jesus, o Cristo Ressuscitado, estava ao lado deles!
Mas eis que Jesus revela-se, abrindo-lhes os olhos para que vejam além da decepção, da desesperança... É assim! Deus, em Cristo, vem ao nosso encontro e, por Ele, então, somos “surpreendidos” pela auto-revelação plena do Seu amor. Deus, em Cristo, vem ao nosso encontro nos caminhos da vida... Surpreende-nos com sua presença de poder e graça! Altera o sentido da nossa existência! Dá-nos um propósito definido para a vida! Devolve-nos a esperança! Muda nosso rumo! Este é o poder da ressurreição!
Quando os olhos dos discípulos se abrem à visão gloriosa de Jesus Cristo, abrem-se também os seus lábios e, então, eles clamam: “fica conosco, Senhor... pois já é tarde e a noite se aproxima”.
Não é verdade que às vezes caminhamos seguindo a melodia da desesperança? Com quase todas as “cordas quebradas”, como tanger o tom da esperança?  Sentindo-nos quebrados, feridos... numa caminhada sem direção, sem rumo, sem esperança, o que fazer?  Creio que precisamos fazer a oração daqueles discípulos a caminho de Emaús: “fica conosco, Senhor... pois já é tarde e a noite se aproxima”. Afinal, sem a presença do Cristo ressurreto, o que seria de nós? O que seria de nós se não tivéssemos a certeza gloriosa de não estarmos sozinhos e abandonados numa existência sem sentido e propósito?! O que seria de nós sem a certeza de que Jesus, o ressurreto, caminha conosco e fica conosco?
Quando a enfermidade arrombar as portas da nossa casa e a morte mostrar sua face, então é hora de clamar: “fica conosco, Senhor, pois já é tarde e a noite se aproxima”.
Quando a solidão existência e essencial ou o desencanto com as pessoas nos abalarem, então é hora de clamar “fica conosco, senhor, pois já é tarde e a noite se aproxima”.
Quando nos flagramos envoltos em dúvidas existenciais e decepções nas experiências concretas da vida, então é hora de clamar: “fica conosco, Senhor, pois já é tarde e a noite se aproxima...”
Em todo instante, a cada instante, eu descubro, enfim, que preciso clamar: “fica comigo, Senhor, pois Tu és a minha única e real esperança”

No amor dAquele que nos amou primeiro,

Rev. Ézio Martins de Lima