terça-feira, novembro 20, 2007

Você tem fé...?

A fé cristã não é uma crença ou confiança geral. Algumas pessoas encorajam as outras a terem “fé”, mas sem qualquer menção ao conteúdo dessa fé. Mesmo os incrédulos são encorajados a terem fé nesse sentido. Até ateus e agnósticos possuem esse tipo fé. Contudo, a fé sem conteúdo se torna tão somente fé na fé, e, “fé” nesse sentido não se refere à coisa alguma, senão a uma força de vontade, ‘confissão positiva’ ou expectativa irracional.
A Bíblia fala sobre fé de diferentes formas. Quero mencionar apenas dois de seus significados mais amplos. A “fé” pode se referir à religião cristã como um todo, isto é, à série de doutrinas e práticas que a definem, como quando dizemos: “a fé cristã” e “o conteúdo da fé” (Judas 3). “Fé” pode se referir, também, de forma específica, à crença pessoal, como quando dizemos “tenha fé em Deus” (Marcos 11.22) e “temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus” (Colossenses 1.4). Este tipo de fé é um dom de Deus, fruto da ação do Seu Espírito nos seus eleitos.
É um equívoco a tal fé na fé. As pessoas dizem “crer em Deus”, mas dizem não crer que este Deus revelou a Si mesmo, bem como dizem não crer sobre o que Deus diz sobre Si mesmo. Em outras palavras, as pessoas dizem crer em Deus, mas nada sabem sobre Deus, nada sabem sobre o conteúdo daquilo que dizem crer, nem tampouco possuem qualquer tipo de relacionamento com este Deus no qual dizem crer. O resultado disso é uma “religião sem deus”, ou melhor, uma religião que não importa qual ‘o deus’, tampouco faz diferença quais são as doutrinas dessa religião. Que susto os religiosos deste tipo terão quando se derem conta de que Deus existe mesmo, que Ele é um Ser pessoal (não uma energia, sentimento ou mero assentimento), que Ele revelou-se de forma pessoal em Jesus Cristo, revelou Sua vontade perfeita e eterna, registrada nas Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, e que cada um de nós teremos que individualmente prestar contas de nossa vida diante do Seu trono de Glória.
Quando “fé na fé”, ou “força de vontade”, ou “alivio das tensões”, ou “confissão positiva”, ou ‘hábito religioso”, ocupam o lugar de Deus, então não importa se sou budista, hinduísta, xintoísta ou cristão (ou batista, anglicano, presbiteriano, pentecostal...). Para isso não é preciso crer em, crer que ou crer sobre o que, basta apenas ser ‘um religioso’, ou nada..., mas isso tanto faz!
E você, tem fé em que?



Rev. Ézio Martins de Lima