quarta-feira, dezembro 14, 2011

Toma e coma! (Dia da Bíblia)

Ezequiel 2.8-3.3
8 Tu, ó filho do homem, ouve o que eu te digo (...); abre a boca e come o que eu te dou. 9 Então, vi, e eis que certa mão se estendia para mim, e nela se achava o rolo de um livro. 10 Estendeu-o diante de mim, e estava escrito por dentro e por fora; nele, estavam escritas lamentações, suspiros e ais.
1 Ainda me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, vai e fala à casa de Israel. 2Então, abri a boca, e ele me deu a comer o rolo. 3 E me disse: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Eu o comi, e na boca me era doce como o mel.
Jeremias 15.16
16 Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos.
Apocalipse 10.9-10
9 Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo ao teu estômago, mas, na tua boca, doce como mel. 10 Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo.
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Inglaterra, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP)
I.                   O prazer de ler (A Palavra de Deus)
Chama-me atenção que em Ezequiel e Apocalipse, encontramos: “Toma-o”. A Palavra é um presente do céu. Em Jeremias  “achadas a tua Palavra”... Um encontro, que se transforma em um milagre. A Palavra de Deus é, assim, meio de graça.  
· A Bíblia: é Palavra de Deus.
· A Bíblia: é Deus mesmo falando conosco.
· A Bíblia: é fruto do cuidado de Deus que, pela Sua graça, fala conosco e nela revela o seu plano perfeito para nos salvar.
II.                O prazer de obedecer (A Palavra de Deus)
· Ler a Bíblia não é difícil. Podemos fazê-la, inclusive, como mero hábito.
· Ouvir a Palavra de Deus, já é um exercício mais difícil, pois para isso precisamos de real atenção.
· Obedecer a Palavra de Deus, é ainda um pouco mais difícil, porque precisamos nos humilhar e reconhecer que Deus sabe mais do que nós...e sabe perfeitamente o que é o melhor para nós.
III.             O prazer de viver (A Palavra de Deus)
Nos três textos, percebemos que a leitura não é a do tipo que nos ajudar adquirir conhecimento para passar numa prova.
“Comer um livro é absorvê-lo todo, assimilando nos recônditos da nossa vida. Os leitores se tornam aquilo que lêem. Se a Escritura deve ser algo mais do que simples boato sobre Deus, então deve ser colocada em nosso interior. Muitos cristãos têm opiniões sobre Deus e não hesitam em expressá-las. No entanto, só porque uma conversa (ou sermão, ou aula), tem em seu conteúdo a palavra de Deus, não quer dizer que seja verdade.  João não foi instruído a compartilhar informações sobre Deus; ele recebeu ordem de assimilar a Palavra de Deus de modo que, quando falasse, ela se expressasse claramente em sua oratória, assim como a alimento que nós comemos, quando somos  saudáveis, é inconscientemente assimilado em nossos nervos, músculos e colocado para funcionar nas palavras e nas ações”[1].
Sempre, no decorrer da história da igreja, os processos de arrependimento, consagração e obediência resultaram do encontro com a Palavra de Deus. Um encontro forte e profundo, que nos mostra quem é Deus, quem somos nós e o quanto necessitamos da sua misericórdia. Vemos, por exemplo, no livro de Neemias, a palavra sendo lida para o povo, que chora com tal intensidade que a própria liderança insta com eles para que parem de chorar e celebrem: “‘Este dia é consagrado ao Senhor, o nosso Deus. Nada de tristeza e de choro!’ Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei” (Ne 8.9).
O que Deus vê quando olha para nós? Uma comunidade marcada pelo choro do arrependimento ou um grupo de pessoas cuja descrição mais apropriada seria: “Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (2 Tm 4.4)?
Precisamos voltar à Palavra, tomá-la e comê-la: Prazer em ler, prazer em obedecer e prazer em viver.  Ouvir a Deus, caminhar com ele e obedecer-lhe.

Rev. Ézio Martins de Lima
Esboço da mensagem pregada no Dia da Bíblia - 11/12/2009



[1] Eugene Peterson, “Coma este livro”, p. 18-19).