quarta-feira, agosto 13, 2008

Serviço bom... e oferta boa!

“Marta, porém, andava distraída em muitos serviços... e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” Lucas 10.40,42.


Marta estava preocupada com algo bom. Jesus fora convidado para o jantar. Ela estava literalmente servindo a Deus. Sua intenção era agradar a Jesus. Não obstante, cometeu um erro comum e perigoso. Quando começou a trabalhar para Ele, seu trabalho tornou-se mais importante que o seu Senhor. O que começara como um meio de servir a Jesus tornou-se, lenta e imperceptivelmente, um meio de servir a si própria... Ela esquecera-se de que a refeição era para honrar a Jesus, não a Marta...

É fácil esquecer quem é o servo e quem deve ser servido.

Jesus detectou no coração de Marta um “desvio de propósito”. Ah! Quão ruim é começar bem e terminar mal! Começar bem é essencial, mas terminar bem é fundamental. Tem gente que começa bem, mas termina mal! Começa com uma boa intenção, mas no percurso perde o propósito e o resultado é trágico!

"Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só?" (Lucas 10.40).

A vida de Marta era tumultuada. Ela precisava de uma pausa. Pausa. Atenção. Direção. Pausa para ouvir. Atenção para obedecer. Direção para não errar o alvo.

Nosso Deus é misericordioso! Jesus fala com Marta, chamando-a ao real propósito da sua vida e, por conseguinte, do seu serviço: "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas", explicou-lhe o Mestre, "mas uma só é necessária; e Maria [a] escolheu" (Lucas 10.41,42)

O que Maria escolheu? Ela optou por sentar-se aos pés de Cristo. Deus tem mais prazer na atenção quieta de um servo sincero que no ruidoso serviço de um servo amargurado...

Mais que o tipo de serviço, o que importa é o coração por trás do serviço. Uma atitude ruim estraga a oferta que deixamos no altar do Senhor.

segunda-feira, agosto 11, 2008

Qual a sua lista?


“O amor não guarda rancor.”

1 Coríntios 13:5.

Você conhece a história do homem que foi mordido pelo cachorro? Quando ele soube que o cachorro estava raivoso, ele começou a fazer uma lista. O médico disse a ele que não havia necessidade de fazer um testamento, que a raiva poderia ser curada. “Oh, eu não estou fazendo um testamento,” ele respondeu. “Estou fazendo uma lista de todas as pessoas que eu quero morder”.

Não poderíamos todos nós fazer uma lista assim? Infelizmente a gente aprende (sem querer, mas aprende!) que amigos não são sempre amigáveis, não é verdade? Que vizinhos não são sempre prestativos. Que tem gente que nos induz a fazer coisas erradas. Como ouvi de uma pessoa querida esta semana, às vezes somos “levados pela lábia” dos outros...

Ah, você já aprendeu, não aprendeu, que uma promessa feita nem sempre é uma promessa mantida? Mesmo que alguns digam “sim” olhando nos nossos olhos, podem facilmente dizer “não” às nossas costas.

Você já aprendeu, não aprendeu, que nós temos a tendência de revidar? De manter listas e mostrar os dentes e rosnar para as pessoas de quem não gostamos? Qual a sua lista dos “mordíveis”? Desculpe, não quero ofender você (esteja certo que estou me incluindo aqui também!!).

Neste dia, que tal entregar esta lista para Deus? Jesus, nosso amado Jesus, quer que você deixe a lista na cruz. Acredite, fazer isso será maravilhoso para você!

Rev. Ézio Lima

domingo, agosto 10, 2008

Pai...


Pai,

aquele que cuida, ampara, protege...

Pai que brinca de bola, ensina andar de bicicleta.

Pai que pega no colo, que toma nos braços, que estende a mão...

Pai, ainda que cansado após o dia exusto, que se deita no chão... que rola no tapete...

derrepente nem é mais gente... transformou-se em uma montaria...

ah! mas a brincadeira já ficou chata, e o pai agora já um leão ou será um tigre?

Mas agora tanto faz, o filho está no braços...

Pai é isso,

é tudo isso,

e é muito mais.

Rev. Ézio Martins de Lima