domingo, dezembro 20, 2009

Natal é luz


Isaías 9.2-6

“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sobra da morte resplandeceu-lhes a luz...”

“Andar em trevas” expressa a vida solitária, sem esperança, sem aspirações e sonhos. É o estado de estar perdido existencialmente, socialmente e espacialmente. Não fora apenas o andar em trevas, estes ainda são sombreados pela morte. Quem vive em tais condições precisa mesmo – e urgentemente— de luz! Luz que dissipe as trevas. Luz que tire de sobre eles a “sombra da morte”.

Quando Isaías fala do nascimento de Jesus, usa a imagem da luz que é vista por aqueles andavam em trevas e que andavam na região da sombra da morte. Antes do nascimento do Salvador Jesus Cristo, verdadeiramente os homens e mulheres viviam na escuridão da falta de esperança, no frio da falta de sentido e na angustiante certeza da morte.

Então, a Eterna Luz surgiu. A presença da Eterna Luz aniquila o poder das trevas. A presença da Eterna Luz desfaz as algemas do pecado. A presença da Eterna Luz destrona a morte do seu reinado.

Tudo quanto conhecemos de valioso, de belo, de esplendoroso, de magnífico, de sábio... Todos os nossos tesouros que nos trazem segurança, o conhecimento que julgamos ter, se comparados com a Luz de Jesus são como uma fraca chama de vela. E é inacreditável que alguns decididamente tentem passar pela vida, enfrentar a escuridão e a sombra da morte, usando uma bruxuleante luz de vela! A frágil labareda dos sofismas e das nossas pseudo-seguranças, não resiste ao menor dos ventos... Por isso não raro miramos no espelho nosso rosto ensombreado, solitário e sem esperança.

Precisamos da Eterna Luz. Carecemos de Jesus Cristo! Ele disse “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 9.12).

Nestes últimos dias do ano, há luzes por todos os lugares. Lâmpadas que enfeitam fachadas de lojas, prédios públicos, árvores... Mas estas luzes não iluminam a vida, não trazem sentido à vida e muito menos nos livra da sombra da morte. Estas luzes, passadas as festas do final de ano, serão encaixotadas... permanecem, contudo, os homens e as mulheres, com o coração na escuridão.

Que natal você celebrará nestes dias e nos próximos que virão?

Que tal clamar para que a Eterna Luz inunde sua vida, dissipando a escuridão e te trazendo a certeza da vida eterna? Celebrar o Natal é celebrar que a Eterna Luz de Deus visitou-nos para dissipar a escuridão e para livrar-nos da morte.

Rev. Ézio Lima