sexta-feira, agosto 18, 2006

PODER

Poder

“Mas eles foram rebeldes e contristaram o Seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e Ele mesmo pelejou contra eles” (Isaías 63:10).

Você não concordaria comigo que a igreja de Jesus Cristo, no ocidente, está num triste e lamentável estado? Temos nossos programas de igreja, atividades, seminários, planos mestre, editoras, programas de rádio e de televisão, cultos de adoração contemporâneos, mistos e tradicionais, e uma pletora de estratégias evangelísticas. Aqui está minha pergunta, à luz de todas a atividade que experimentamos –– somos santos, estamos transformando nossa cultura, nossas nações são mais justas do que o eram há vinte ou cinqüenta anos atrás?

Qual é o problema? Posso sugerir que temos o mesmo problema que a nação de Judá enfrentou quando Isaías profetizou sobre ela por volta do ano 720 a.C. Temos nos rebelado contra o Senhor da glória. Temos entristecido o Seu Espírito Santo. Portanto, Deus se tornou nosso inimigo. Ele tem lutado contra nós. Esta linguagem é muito forte? Estou exagerando o caso? O melhor que a igreja cristã tem feito, à luz do continuado holocausto de aborto, da legislação de casamento homossexuais, e do continuado declínio da nossa uma vez grande civilização ocidental em libertinagem vergonhosa (...). Temos uma forma de piedade, mas sem uma demonstração do Espírito e de poder.

Eu lhe recomendo uma leitura atenta de Isaías 63, confiando que uma avaliação sóbria do nosso atual estado espiritual nos aflija verdadeiramente, fazendo-nos orar e trabalhar por um retorno ao nosso antigo pacto de glória. Aqui está um breve esboço do capítulo para lhe ajudar em sua leitura: versos 1-6, a vingança do Santo contra os antagonistas (Edom) de Seu pacto; versos 7-9, a lembrança das misericórdias do pacto do Santo; verso 10, a desobediência de Israel e as conseqüentes maldições do pacto do Santo; versos 11-14, a consciência do pecado de Israel e o seu clamor pelo retorno dos dias antigos; e versos 15-19, a oração zelosa, emocionante e ousada pela renovação das misericórdias do pacto.

Estou orando para que, juntamente com o povo da nossa igreja, comecemos a pedir a Deus para nos mostrar quão longe estamos da nossa antiga glória como Sua igreja. Para mim, parece-me que estamos como peixe na água, pois tudo isto faz tanta parte da nossa cultura que esquecemos de nosso mundanismo, materialismo, falta de preocupação pelo sofrimento e pelos perdidos do nosso mundo, gerando um formalismo na vida cristã. É possível que estejamos tão receosos dos excessos do movimento pentecostal, que tenhamos parado de crer que um avivamento do Espírito Santo é possível ou mesmo desejável? Novamente pergunto: você está satisfeito com o nível atual de sua espiritualidade? Você está satisfeito com o impacto que sua igreja ou denominação está fazendo para ver o perdido salvo e santificado, transformando nossa cultura? Se sim, então tudo bem, continue assim. Se não, e assim estou, então, urgo para que você honestamente avalie o clima espiritual da igreja ocidental. Você precisa se arrepender de pecado? Você precisa crer, pedir e buscar para que a plenitude do Espírito Santo caia sobre os nossos pregadores e evangelistas! Você precisa crer, pedir e buscar para que a plenitude do Espírito Santo abra os seus ouvidos para ouvir, viver e proclamar a Palavra de Deus. Sempre digo que nosso trabalho deve ser labutar diariamente e consistentemente pela reforma (reformando a igreja de Cristo de volta à palavra de Deus), e é responsabilidade de Deus trazer o avivamento, algo que Ele pode ou não soberanamente escolher fazer. Nós podemos, contudo, nos preparar para o avivamento. Possa Deus mover a todos nós a buscar Sua glória, mostrando-nos nosso pecado, fazendo com que nos arrependamos deles, e clamando para que o Espírito Santo encha nossas famílias, igrejas e comunidades, para que nossos pregadores preguem com autoridade e eficácia incomum, para que o Glória de Deus seja manifestada em nosso meio!


traduzido e
adaptado do texto do Rev. Al Baker, pastor da Christ Community Presbyterian Church, em West Hartford, CT., USA.