terça-feira, outubro 11, 2011

Segue-me!



 “Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu”.
Mateus 9.9
Jesus disse apenas: “Segue-me”.
Sem qualquer advertência, explicação ou tentativa de convencimento. Disse apenas Segue-me, o que pressupõe: “Venha! É Por aqui. Eu mostro o caminho”.
Esse convite não precisam se quer da voz. Os olhos podem transmiti-lo, as mãos também. Até mesmo o silêncio é capaz de fazer o chamado. Mas sempre respondemos com os pés. Levantamo-nos e começamos a seguir. Ou, então, recusamo-nos a obedecer.
Não aceitamos um convite qualquer para ir a um lugar qualquer. Antes de aceitarmos um convite queremos saber quem nos chama. Desejamos, no mínimo, conhecer quem nos chama.
Não se pode explicar a ação de Mateus a partir dele mesmo. Só podemos compreender sua atitude a partir de Jesus. É porque Jesus o chama. E porque Jesus o chama, ele obedece. Obedece porque crê, crê porque obedece.
E porque obedece? Não o faz por causa de uma advertência ou recompensa.
Não é advertência do tipo: “Se não me seguir será infeliz”. Também não há uma recompensa do tipo: “Se me seguir não terá mais dificuldades em sua vida”. No primeiro caso, a resposta seria por medo. No segundo caso, a resposta seria por interesse. 
Não se pode, pois, explicar a resposta de Mateus ao chamado de Jesus como fruto do medo ou de um interesse. Só se pode compreender a resposta por causa do amor. É o amor que motiva toda a cena na coletoria. Não o amor de Mateus por Jesus, mas o amor de Jesus por Mateus, e por causa desse amor Mateus age confiadamente, entrega-se completamente e segue Jesus incondicionalmente.
O que a atitude de Mateus nos ensina?
1) Que há ESPERANÇA! Mateus, assim como você e eu, desejava uma mudança na vida. Uma chance! Uma porta aberta! Uma oportunidade! Um novo caminho! Uma salvação!
2)  Que pessoas comuns, fazendo coisas comuns, num dia comum... podem ter um encontro com o extraordinário e, assim, o que antes era somente uma esperança, um sonho, um desejo, torna-se realidade.
3) Que ficar sentado enquanto a VIDA passa não é a melhor escolha. É preciso olhar pra cima, se levantar, se erguer e seguir Aquele que dá um novo e perfeito começo (re-começo)!
4) Que há coisas na vida que são prioridades, e não devemos colocar as necessárias no lugar das prioritárias. O sentido real da existência se dá no nosso encontro com Deus e qualquer tesouro, por mais precioso que seja, não pode nos dar significado para a existência e responder às questões mais profundas do ser. Agarrar-se ao tesouro da coletoria pode ser abrir mão do tesouro da vida.
5) Que confiar nAquele que é o Senhor da história é a segurança que precisamos para que, ainda que não saibamos qual o caminho, descansemos nossa vida nas mãos dAquele que sabe exatamente o que é melhor para nós.
6) Que não é o tempo que muda a vida da gente, mas sim o Senhor do tempo. Ouvir a sua voz então, discernir o seu chamado, é o que faz a diferença para uma nova vida.
7) Que fé é a palavra que descreve a direção em que nossos pés se movem quando descobrimos que somos amados. Pela fé, podemos avançar rumo ao desconhecido, certos de que aquela mão que jamais sai do nosso alcance conduzir-nos-á em perfeita segurança e em real alegria e vida!

Rev. Ézio Martins de Lima