quarta-feira, maio 07, 2008

UE É O HOMEM?

UE É O HOMEM?

Quando contemplo os teus céus... que é o homem, para que com ele te importes? Salmo 8:3-4

Exercito minha humildade ao entrar no banco onde trabalhei antes de me tornar pastor. Catorze anos depois, ninguém mais se lembra de mim. Qualquer registro do meu trabalho está agora guardado em arquivos empoeirados. Quem saberá que trabalhei ali? Que importância tenho eu agora? É provável que, na noite em que escreveu o salmo oito, Davi tenha experimentado igual sentimento de insignificância. Ao olhar para o céu noturno e ver a magnificência da lua e das estrelas, ele questionou: "Por que Deus se importaria com pequenos seres humanos?".

Vivendo três mil anos depois de Davi, nós ecoamos suas observações com humildade ainda maior. A astronomia moderna nos informa que o universo é infinitamente mais vasto do que Davi poderia ter imaginado, e que este planeta é um mero grão no universo.

Naquela noite, porém, Davi também deve ter ouvido o choro de recém-nascidos, bem como o som de seu alívio ao receberem o toque consolador de seus pais. Com um toque semelhante de Deus, Davi recebeu novamente o que o nenhum sucesso passageiro como rei terreno poderia lhe oferecer: o conforto e a segurança de que o Criador do universo também se importa com cada ser humano como se fosse seu próprio filho.

Cada Dia

domingo, maio 04, 2008

À medida que nos tornamos como Cristo

À medida que compreendemos o que o Novo Testamento fala, compreendemos que Ele fala que os cristãos "nascem de novo"; fala que eles "se revestem de Cristo". E fala sobre Cristo "sendo formado em nós"; sobre chegarmos a ter a "mente de Cristo".

Tire de vez da sua cabeça a idéia de que essas expressões não passam de modo figurado de dizer que os cristãos devem ler o que Cristo disse e tentar colocá-lo em prática - da mesma forma como se pode ler o que Platão ou Marx disseram e tentar colocar em prática. É muito mais do que isso. O que elas estão dizendo é que uma pessoa real, Cristo, aqui e agora, naquele mesmo quarto em que você estava orando, realiza coisas por nós. Não se trata apenas de um homem bom que morreu há dois mil anos. Trata-se de um homem vivo, que é igualzinho a você e a mim e que, ao mesmo tempo, continua sendo tão Deus quanto era quando criou o mundo - veio de verdade e interfere no mais íntimo do seu ser. Ele matou o seu velho eu natural, substituindo-o pelo tipo de eu que ele é. No começo, ele atua assim apenas por alguns instantes. Mais tarde, abarca períodos maiores.

Finalmente, se tudo for bem, acaba o transformando permanentemente num ser totalmente diferente: num novo pequeno Cristo, um ser que, a seu modo, tem o mesmo tipo de vida que Deus, e que compartilha do seu poder, da sua alegria, do seu conhecimento e da sua eternidade.

C. S. Lewis