domingo, maio 04, 2008

À medida que nos tornamos como Cristo

À medida que compreendemos o que o Novo Testamento fala, compreendemos que Ele fala que os cristãos "nascem de novo"; fala que eles "se revestem de Cristo". E fala sobre Cristo "sendo formado em nós"; sobre chegarmos a ter a "mente de Cristo".

Tire de vez da sua cabeça a idéia de que essas expressões não passam de modo figurado de dizer que os cristãos devem ler o que Cristo disse e tentar colocá-lo em prática - da mesma forma como se pode ler o que Platão ou Marx disseram e tentar colocar em prática. É muito mais do que isso. O que elas estão dizendo é que uma pessoa real, Cristo, aqui e agora, naquele mesmo quarto em que você estava orando, realiza coisas por nós. Não se trata apenas de um homem bom que morreu há dois mil anos. Trata-se de um homem vivo, que é igualzinho a você e a mim e que, ao mesmo tempo, continua sendo tão Deus quanto era quando criou o mundo - veio de verdade e interfere no mais íntimo do seu ser. Ele matou o seu velho eu natural, substituindo-o pelo tipo de eu que ele é. No começo, ele atua assim apenas por alguns instantes. Mais tarde, abarca períodos maiores.

Finalmente, se tudo for bem, acaba o transformando permanentemente num ser totalmente diferente: num novo pequeno Cristo, um ser que, a seu modo, tem o mesmo tipo de vida que Deus, e que compartilha do seu poder, da sua alegria, do seu conhecimento e da sua eternidade.

C. S. Lewis

Nenhum comentário:

Postar um comentário