sábado, dezembro 18, 2010

MUSICAL DE NATAL - O VERBO

domingo, dezembro 12, 2010

Dicas para a leitura da Palavra de Deus



Por que lemos as Escrituras com tanta dedicação e afinco? Porque são confiáveis, verdadeiras, justas e seguras...
Agora, pois, ó SENHOR Deus, tu mesmo és Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens prometido a teu servo este bem. — 2 Samuel 7.28
O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. —Salmo 18.30
Porque a palavra do SENHOR é reta, e todo o seu proceder é fiel. — Salmo 33.4
As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre. — Salmo 119.160
Como lemos a Palavra de Deus com bom proveito? Lemos com a mesma dedicação e amor que damos ao seu autor...
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.Marcos 12.30
Leia com todo o teu CORAÇÃO
·Repare e sinta a emoção da passagem (alegria, tristeza, ironia, temor, esperança)
·Respeite os símbolos e metáforas (e pergunte para o quê eles apontam)
Leia com toda a tua ALMA
A leitura proveitosa da Bíblia envolve o nosso espírito porque nasce duma sede intensa da Palavra de Deus que procede da nossa (Mateus 21.22), da nossa esperança (Romanos 5.5; 8.24) e do nosso amor por Jesus Cristo (Salmo 119.97).
·Ore, Leia e Medite o texto com fé, esperança e amor.
Leia com todo o teu ENTENDIMENTO
·Procure sempre imparcialidade
Precisamos nos dispor a ouvir, sempre de novo, a mensagem que a Bíblia nos traz, inclinar os ouvidos ao sopro do Espírito que a inspirou e ainda hoje a aplica
·Aprenda os 3 “momentos” do texto
1. “antes do texto (contexto)
Procure conhecer o pano de fundo histórico, social e religioso do texto através das enciclopédias, dos dicionários, dos comentários bíblicos e de uma boa Bíblia de Estudo.
2. “dentro do texto
É preciso ler com cuidado (leia várias vezes o mesmo texto), inclusive as entrelinhas, onde o leitor atual se imagina no lugar do leitor antigo. Compare traduções diferentes. Para ler as entrelinhas o leitor deve observar ou indireta de outros textos bíblicos anteriores ao seu escrito.

       3. na frente do texto
Depois de ter realizado os passos anteriores, agora é apropriado perguntar: que significa este texto para minha vida? Para a minha igreja? E para o mundo?
Leia com toda a tua FORÇA
Não há compreensão da Palavra sem a prática da Palavra (Salmo 19.1-4, 7-11; Lucas 6.46-49; 8.19-21). A mística da meditação, e a medida racionalidade das palavras se encontram aqui, no momento do exercício e do compromisso; quando a Palavra ouvida, compreendida e sentida no íntimo se transforma em missão assumida e transformadora. Digamos, “faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lucas 1.38).
Aprendi que a minha percepção da Palavra empobrece quando ela é transformada em mera teoria e que a sua riqueza só se percebe na obediência. E obediência só se aprende obedecendo. E é nesta obediência que mais claudicamos. É com ela que eu reluto e tenho tanta dificuldade. Mas é dela que eu mais preciso, pois a saudade de Deus só se transforma em comunhão com ele no caminho da obediência. É por isso que precisamos da Palavra para nossa conversão. É por isso que precisamos aprender o que Bonhoeffer nos desafia a fazer: ler a Bíblia contra nós. Só entende a Palavra de Deus quem sabe e quer lê-la contra si.
Leia também com o CORPO atento
A postura, o tipo de cadeira que se usa quando se lê, a iluminação, o horário e a freqüência, influenciam no bom aproveitamento da leitura.
E leia também em comunidade
Originalmente os textos bíblicos eram lidos e relidos comunitariamente (I Coríntios 10.11; Romanos 15.4). Como tais, requerem uma leitura não apenas individual. Mas comunitária (Gálatas 3.28; Atos 2.17-18).
Sempre, no decorrer da história da igreja, os processos de arrependimento, consagração e obediência resultaram do encontro com a Palavra de Deus. Um encontro forte e profundo, que nos mostra quem é Deus, quem somos nós e o quanto necessitamos da Seu amor.
Que a leitura da Palavra de Deus, nossa obediência,e a vida que dela decorre, nos faça uma igreja mais viva e comprometida com a Missão de Deus.

2009 @ Rev. Ézio Lima
I