sábado, fevereiro 28, 2009

Precisa-se de servos

"Meu servo Calebe pensa diferente e me segue de forma íntegra”. Números 14.24

Rick Warren, o pastor que orou na cerimônia de posse do atual presidente dos EUA, Barack Obama, escreveu em um de seus livros que “servos verdadeiros ser­vem a Deus com uma mentalidade que engloba cinco atitudes”.

I. Os servos pensam mais nos outros do que em si. Os servos se concentram nas outras pessoas. Eles são abnegados. Quando deixamos de nos con­centrar em nossas próprias necessidades, ficamos a par das necessi­dades ao nosso redor.

Jesus Esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo (Fp 2.7). Quan­do foi a última vez que você se esvaziou a si mesmo para benefício de alguém? Você não pode ser servo se estiver cheio de si mesmo.

Infelizmente, grande parte do serviço que prestamos é em causa própria. Servimos para que os outros gostem de nós, para sermos admirados ou para alcançarmos nossos objetivos. Isso é manipula­ção, e não ministério. Algumas pessoas tentam usar o serviço que fazem para barganhar com Deus: “Vou fazer isso por você, Deus, se você fizer aquilo por mim”. Os verdadeiros servos não tentam usar a Deus para seus propósitos; deixam que Deus os use para os propósitos dele.

II. Os servos pensam como administradores, não como donos. Os servos se lembram de que Deus é o dono de tudo. Na Bíblia, o administrador era o servo encarregado de gerenciar uma proprieda­de. O serviço e a adminis­tração andam juntas, pois Deus espera que sejamos dignos de con­fiança nas duas coisas (I Co. 4.1). A Bíblia diz: O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja fiel ao seu Senhor.7 Como você está lidan­do com os recursos que Deus lhe confiou?

III. Os servos pensam no seu trabalho, e não no que os outros estão fazendo. Não há lugar para ciúmes mesquinhos entre servos. Quando você está ocupado servindo, não há tempo para ser crítico. Quando Marta reclamou para Jesus que Maria não a ajudava com o traba­lho, ela perdeu seu coração de serva. Os verda­deiros servos não reclamam de injustiças, não sentem pena de si mesmos nem ficam aborrecidos com os que não servem. Eles apenas confiam em Deus e seguem servindo.

Lembre-se: a) Não é nossa função avaliar os outros servos do Mestre. O apóstolo Paulo escreveu à igreja em Roma “Quem é você para criticar o servo alheio de alguém? O Senhor julgará se seu servo foi bem-sucedido ou não (Rm 14.14). E também não é nossa função nos defendermos das críticas. Faça como Neemias, cuja resposta às criticas era simplesmente: “Meu trabalho é muito im­portante para que eu o interrompa agora [para] conversar com vocês” (Neemias 6.3); b) Se você serve como Jesus, espere pelas críticas. O mun­do, e até mesmo grande parte da igreja, não compreende o que Deus valoriza. Um dos mais belos atos de amor demonstrados a Jesus foi criticado pelos discípulos. Maria tomou a coisa mais valiosa que pos­suía, um perfume caro, e derramou sobre Jesus. Seu generoso serviço foi chamado “desperdício” pelos discípulos, mas Jesus o qualificou como valoroso, e isso é tudo o que importa. (Mateus 26.10)

IV. Os servos baseiam sua identidade em Cristo. Por se lembrarem de que são amados e aceitos pela graça, não têm de provar seu valor. Eles aceitam de bom grado trabalhos que pessoas inseguras conside­rariam “abaixo” delas. Um dos mais profundos exemplos de serviço realizado a partir de uma auto-estima segura foi a lavagem dos pés dos discípulos, realizada por Jesus. Lavar os pés era não apenas uma função desprovida de status, mas algo altamente humilhante. Mas Jesus sabia quem era; então a tarefa não ameaçou sua auto-estima (João 13.3 e 4)

Somente pessoas seguras de si podem servir. Pessoas inseguras estão sempre preocupados com a aparência perante os outros. Elas temem a exposição de suas fraquezas e se escondem sob camadas de orgulho e pretensão. Quanto mais você for inseguro, mais irá querer que as pessoas o sirvam e mais necessitará da aprovação delas.

V. Os servos consideram o ministério uma oportunidade, não uma obrigação. Servem ao Senhor com alegria.(Salmo 100.2). Por que eles servem com alegria? Porque amam ao Senhor, reconhecem sua graça e sabem que servir a Deus é o melhor uso que podem dar à sua vida.

Imagine o que pode acontencer se os cristãos levarem a sério seu papel de servo. Você está disposto a ser uma dessas pessoas? Não é uma questão de idade ou de conhecimento, é apenas uma questão de OBEDIÊNCIA! E como escreveu o pastor, teólogo, músico e médico Albert Schweitzer, que deixou sua segurança na Europa para servir como médico/missionário na África (Lambaréné, Gabão): “As únicas pessoas realmente felizes são aquelas que aprenderam a servir”.

(inspirado da leitura no livro "Uma vida com propósitos", Rick Warren

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Frases - Agostinho de Hipona

"Seja a paz a nossa amada e amiga, seja o nosso coração o leito casto para descansar com ela, seja a sua companhia um descanso tranquilo e uma união sem amarguras, seja doce o seu abraço e inseparável a sua amizade"!

“A ignorância mais refinada é a ignorância da própria ignorância”.

Geralmente suspeitamos dos demais o que sentimos em nós”.

“Não te disperses. Concentra-te em tua intimidade. A verdade reside no homem interior”.

“Não podes ser bom amigo dos homens, se primeiro não o fores da verdade”.

“A fé é tão necessária para a vida como a raiz é para a árvore”.

“A verdade não é minha nem tua, para que possa ser tua e minha”.

“Não haverá jamais um amanhã a não ser que exista um hoje”.

“Se podes ser melhor do que és, é evidente que ainda não és tão bom como deves”.

“O rico enche a bolsa de moedas e a alma de preocupação”.

“Se queres seguir a Deus, deixa-O ir adiante. Não queiras que Ele te siga”.

“A soberba gera divisão. A caridade, a comunhão.

“Mantenhamos nosso olhos fixos no Senhor, que nos guia e não olhemos para trás”.

“Senhor, sois meu refúgio, minha força para permanecer firme neste mundo, livre de todas as tentações”.

“A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal”.

“Senhor, Vós me fortalecestes quando busquei refúgio em Vós. Oferecendo-me abrigo me libertastes”.

“A virgem o gerou em seu seio; geremo-lo em nosso coração. Não sejamos estéreis. Sejamos férteis para o Senhor”.

“Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer”.

“Só o tempo nunca tira férias”.

“A busca de Deus é a busca da felicidade. O encontro com Deus é a própria felicidade”.

“Senhor, instrua-me acerca do que devo ensinar, ensina-me acerca de que maneira devo me corrigir”.

“Limpa teu coração. Faz dele uma casa para o Senhor. Deixa que Ele more em ti e tu morarás nEle”.

“Deus que te criou, não quer nada de ti, fora de ti mesmo”.

"Amar: Ir perder-se de si! Encontrar a Deus!"

"Na escola da vida, Deus é o único professor à procura de bons alunos".

"Pouco importa o quanto fazes, o que importa é quanto amas".

"A boa ordem se impõe pela disciplina".

"Ninguém deve estar tão embebido nas coisas de Deus, que se esqueça das coisas dos homens".

"Feliz o que te ama a Ti, Senhor, e ama ao amigo em Ti e ao próprio inimigo por Ti".

"Ó Beleza sempre antiga e sempre nova, tarde Te amei".

"Quem conhece a verdade, conhece esta luz, e quem a conhece, conhece a Eternidade".

"Na dúvida, liberdade; Na certeza, unidade; Em tudo, caridade".

"Que eu me conheça a mim mesmo, que eu Te conheça Senhor".

"A verdadeira força consiste em ter a coragem de agir quando se tem fortes medos, dúvidas ou desejos alternativos".

"Vós sois tudo o que possuo, pois sois meu Deus. Sois não apenas o doador da minha herança, mas ela própria".

"A vida é uma passagem do infinito onde saímos para o infinito onde vamos".

“Sou tua herança Senhor, e tu és a minha, pois eu te sirvo e tu me cultivas".

"Não peças coisa alguma a Deus, senão Deus mesmo. Ama-o, gratuitamente".

"Não saias de ti, mas volta para dentro de ti mesmo, a verdade habita no coração do homem".

"A amizade entres as pessoas torna-se querida pelo vínculo suave que une muitas almas numa só".

"Aqueles que pretendem encontrar a alegria fora de si, facilmente encontram o vazio".

"Rezar no templo de Deus é rezar na paz da Igreja, na unidade do corpo de Cristo".

"Em ti está o repouso que faz esquecer todas as fadigas".

"O Filho de Deus se faz homem para nos servir de caminho. Percorrendo o caminho de sua humanidade, chegaremos à divindade".

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Intimidade com Jesus

"Há tanto tempo estou convosco, e não me tendes conhecido?"
João 14.9.

Estas palavras não são uma censura, nem tão pouco exprimem surpresa por parte de Jesus; são um incentivo a Filipe. Jesus é a última pessoa que chegamos a conhecer intimamente. Antes do Pentecostes, os discípulos conheciam Jesus como aquele que lhes dera poder para vencer demônios e para promover um avivamento, Luc.10.18-20. Era um excelente nível de conhecimento; mas havia um nível ainda mais elevado – "Eu vos chamo amigos". A amizade é rara na terra. Ela significa identificação mútua de pensamento, alma e espírito. Toda a disciplina da vida tem por finalidade capacitar-nos a entrar nesse relacionamento mais íntimo com Jesus Cristo. Recebemos as suas bênçãos e conhecemos a sua Palavra, mas será que o conhecemos como Ele é?
Jesus disse: "Convém que eu vá" – aquele relacionamento precisava terminar para que ele pudesse elevá-los a um relacionamento mais sublime. Será sempre uma alegria para Jesus ver um discípulo seu interessar-se por viver através duma maior intimidade n’Ele. O aparecimento de frutos é sempre apresentado como a manifestação de uma união íntima com Jesus Cristo, João 15.1-4.
Depois que nos tornamos íntimos com Jesus, nunca nos sentiremos sós, nunca precisamos de conforto; podemos dar de nós mesmos o tempo todo sem nos sentirmos desprovidos de nada. A pessoa que conhece Jesus intimamente nunca deixará para outros suas impressões próprias, mas apenas a impressão de que Jesus está achando o caminho livre através de sua vida, já que o derradeiro abismo que restava em sua natureza foi totalmente preenchido por Jesus. A única impressão deixada por uma vida assim é a grande firmeza interior que o Senhor dá àqueles que se tornam íntimos com Ele.
Oswald Chambers (Tudo para Ele)

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Graça e gratidão - Eugene Peterson

“Eu lhe agradeço, DEUS, de todo o coração,
Estou escrevendo este livro sobre suas maravilhas!”
Salmo 9.1

Caris sempre exige a resposta eucaristia (ou seja, graça sempre exige a resposta de gratidão). Graça e gratidão pertencem uma à outra, assim como céu e terra. A graça evoca a gratidão como a voz a um eco. À gratidão segue-se à graça, assim como o trovão segue-se ao relâmpago” [Karl Barth, Dogmática].

Deus é uma realidade pessoal a ser desfrutada. Somos criados e redimidos a fim de que sejamos capazes de desfrutar dele. Todos os movimentos de discipulado chegam a um lugar onde a alegria é experimentada. Cada passo de subida na direção de Deus desenvolve a capacidade do desfrutar. Não há apenas e progressivamente mais a ser desfrutado, e sim a habilidade constantemente adquirida de desfrutar.

E o melhor de tudo, não temos que esperar até chegarmos ao fim da estrada antes de desfrutarmos o que está no fim da estrada. Assim, “venham, bendigam ao SENHOR... O SENHOR te abençoe!”