terça-feira, abril 24, 2012

Um mundo só para você!


Um mundo só para você!
Hoje, 22/04, celebra-se em diversos países do mundo o “Dia Mundial da Terra” (Earth Day).  Criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970, esta celebração tem provocado inúmeros movimentos visando à conscientização do uso dos recursos naturais e do estilo de vida consumista.
Abaixo transcrevemos o texto do presbítero e Dr. Alexandre Uhlig para a nossa meditação:
“Você já parou para pensar no seu estilo de vida e quão sustentável ele é?
Existe um conceito chamado “pegada ecológica”, desenvolvido pela ONG internacional WWF, que mede como utilizamos os recursos naturais (água, terra e ar) e os impactos que provocamos sobre eles. O método avalia como você se alimenta, se locomove, como é a sua casa e quais equipamentos você usa, e gera um número que corresponde à quantidade de planetas que precisaríamos se todas as pessoas do mundo tivessem o mesmo estilo de vida que você. Ficou curioso? Você pode calcular a sua pegada ecológica no site http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/
Se você calculou o tamanho da sua pegada ecológica deve estar se perguntando: Por que o planeta ainda não entrou em colapso se eu preciso de uma quantidade maior de recursos naturais do que ele pode prover? Por dois motivos: primeiro, porque muita gente, principalmente na África e na Ásia e nas regiões mais pobres do Brasil, utiliza poucos recursos naturais para viver, levam uma vida simples, sem conforto. Segundo, porque o Brasil é um país abençoado e possui, atualmente, mais que o dobro dos recursos naturais de que nós, brasileiros, precisamos. Isto aumenta nossa responsabilidade como cidadãos e como cristãos. Precisamos cuidar bem destes recursos; caso contrário, teremos sérios problemas de abastecimento de alimentos, de água e de energia no futuro. Este é o princípio da sustentabilidade, a capacidade de utilizarmos os recursos naturais, presente de Deus, sem comprometê-los por um período de tempo muito longo.
A vontade de Deus para as nossas vidas é que cumpramos os seus mandamentos e guardemos as suas ordenanças (Dt 26.16). Dentro destas ordenanças está o cuidado e o cultivo do jardim do Éden, lugar reservado para o homem viver (Gn 2.15). Deus nos recomendou uma vida simples e nos prometeu que teríamos tudo de que precisássemos (1Tm 6.6-8). Alertou-nos que a riqueza (traduzida por nosso estilo de vida) “leva o homem à destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1Tm 6.9-10).
Considerando a vontade de Deus para as nossas vidas, precisamos nos arrepender, rever nosso estilo de vida e simplificá-lo (2Cr 7.14).
Será que precisamos de tudo o que temos? Ou de tudo o que queremos? Será que não nos preocupamos demasiadamente em acumular? E ainda por cima no lugar errado? (Mt 6.19-20).
O que podemos fazer para simplificar a nossa vida? Coisas simples e que não custam nada:
1) guarde o essencial, doe o supérfluo;
2) compre somente o necessário;
3) caminhe.
Estas são pequenas sugestões que farão diferença em nossas vidas, em nosso país e em nosso planeta. Utilize-as para iniciar uma conversa sobre o amor de Deus, que salva as nossas vidas (Jo 3.16) e o cuidado dele com a criação (1Jo 3.1)”.
“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança” (Mt 5.5).

Sites com informações úteis
Living Lightly — www.livinglightly24-1.org.uk/. Site cristão com sugestões de como simplificar a sua vida na igreja, no trabalho, no lazer, nas compras etc.
Planeta Sustentável — planetasustentavel.abril.uol.com.br/home/. Site sobre sustentabilidade. Traz um interessante manual de etiqueta sustentável.

Alexandre Uhlig
Presbítero da Igreja Presbiteriana Independente do Ipiranga, em São Paulo. É físico e doutor em energia pela Universidade de São Paulo.