sexta-feira, setembro 17, 2010

SOBRE O CANSAÇO DE DEUS

Precisamos de descanso! Jesus disse que veio para os cansados (Mt. 11.28-30), pois Deus sabe que nos esgotamos física-emocionalmente-espiritualmente e, não raro, ficamos exauridos.
Pode ser uma observação por demais reducionista, mas penso que estamos vivendo no tempo do cansaço. Não quero aqui me aventurar a abordar todas as causas, mas me parece que o tédio que domina as pessoas neste nosso tempo tem origem em três pontos essenciais: a) nas expectativas irreais (no que tange ao sucesso e prazer); b) nas entregas emocionais (doação acompanhada da auto-anulação); c) e ausência de sentido existencial (no que tange à razão última da vida).
O cansaço é um sinal biológico que aponta para a nossa necessidade de refrigério físico-emocional-espiritual. Isto posto, o cansaço é um alarme que nos chama atenção para os nossos desajustes. Às vezes, uma boa noite de sono, um momento de recolhimento, uma mudança de atividade, traz-nos de volta a sensação de bem estar. Contudo, é preciso ficar atento quando o sintoma se torna permanente e o que deveria produzir o esperado ‘descanso’ não alcança êxito.
A Bíblia nos diz que Deus também se cansa. Aqui, obviamente, é necessário um exercício de reflexão. O cansaço de Deus não é o esgotamento ou “Síndrome de Burnout” (1). Quando a Bíblia se refere ao cansaço de Deus utiliza-se do que a teologia denomina de “Antropopastimo”, que é atribuir a Deus atitudes e ações humanas.
Devemos ficar atento ao que produz “cansaço em Deus”:
Is 1.14 -As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
Is 43.24 - Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades.
Jr 15.6 - Tu me deixaste, diz o SENHOR, voltaste para trás; por isso, estenderei a mão contra ti e te destruirei; estou cansado de me arrepender.
O que “cansa” a Deus é exatamente o que nos provoca tanto cansaço, fadiga, desânimo e exaustão. A boa notícia é que Deus não se cansa quando nos desçamos nEle:
“Povo de Israel, por que você se queixa, dizendo: “O Senhor não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação”? Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam”. (Isaías 40.27-31 - NTLH)
Quando estou cansado, Senhor.
Sem forças, exaurido e fadigado.
Quando, Senhor, meus pés estão trôpegos
e o caminho fica dificultoso.
Toma, Senhor, minhas mãos pequenas entre as Suas
E guia meus passos,
Faz-me sentir, então, em Seus braços
e cura-me do meu cansaço.

Rev. Ézio Martins de Lima

(1) Distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional