segunda-feira, julho 27, 2009

A ORAÇÃO FAZ DEUS MUDAR DE IDÉIA? - Parte V (final)

Como Abraão, barganhamos com Deus sobre o destino da cidade (Gn. 18).

Como Moisés, argumentamos com Deus sobre o destino do povo (Ex. 32).

Como Ester, pleiteamos diante de Deus o destino da nação (Ester 4).

Como posso orar se eu não vejo como a oração funciona?

Esta não é uma maneira sábia de tratar do assunto, desde que é Deus quem nos diz que a oração faz parte do Seu plano para nós. Não é necessário que tenhamos um entendimento da maneira pela qual os propósitos de Deus são concretizados. Deus tem colocado esses meios à nossa disposição. Ele nos encoraja a orar. Em 2 Cr 7.14 Ele diz: “... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. Insistir em que devemos ter um entendimento de como isto funciona é uma atitude muito desarrazoada.

Não é, pois, necessário sabermos como a oração funciona. É suficiente, contudo, saber que funciona. A oração faz parte do plano soberano de Deus, e é um meio eficaz pelo qual podemos compartilhar com Ele no cumprimento daquele plano. Quando oramos, nós estamos cooperando; estamos trabalhando juntamente com Deus na obra para a qual, em Sua misericórdia, Ele se agradou em nos chamar.

Desde que a oração é parte do plano de Deus, nós não estamos em nenhum instante forçando a mão de Deus pela oração. Nós não estamos intrometendo nossa própria vontade de uma maneira que discorde de Deus ou O incomode. Não precisamos temer que estejamos apertando botões dos quais nada sabemos, que possam trazer um desastre sobre nós e outros. Nós estamos orando em harmonia com os grandes propósitos de Deus. Há muitas coisas que seriam diferentes sem a oração. É pela virtude da oração que elas são o que Deus planejou que elas fossem.

A oração provoca, sim, mudanças:

a) A oração prova mudança na forma pensar, discernir e compreender as situações.

b) A oração provoca ação, atitude e novo comportamento naquele que ora

c) A oração é o meio pelo qual Deus usa para cumprir seu propósito, de forma que algumas coisas só acontecem em resposta à oração. Quando oramos, cooperamos com Deus na concretização do Seu propósito.

Rev. Ézio Martins de Lima

domingo, julho 26, 2009

A ORAÇÃO FAZ DEUS MUDAR DE IDÉIA? - Parte IV

Qual o princípio revelado nestes textos?

II. A ORAÇÃO É UM MEIO EFICAZ PELO QUAL DEUS REALIZA O SEU PRÓPRIO PROPÓSITO
A oração é meio que Deus determinou para que situações, circunstâncias e pessoas fossem mudadas!
Aqui você deve ter notado que eu mudei a fórmula. Eu não disse mudar a mente de Deus, mas mudar as coisas. Eu nunca disse que a oração não muda as coisas. A oração muda as coisas, mas ela não muda a mente de Deus. A razão pela qual a oração muda as coisas, mas não muda a mente de Deus é que Ele determinou que a oração fosse um meio eficaz pelo qual realizasse o Seu próprio propósito. Este meio eficaz é essencial para a sua realização. Quando temos um entendimento correto da soberania de Deus, reconhecemos que Deus estabeleceu um plano no qual não somente os efeitos, mas as causas também são ordenadas. Não podemos separar as causas dos efeitos ou os efeitos das causas.
Imagine a cena de uma pessoa que tenha que levar um livro para outra pessoa.
Imagine que Deus tenha ordenado que tal livro fosse levado de uma pessoa para outra. Deus não ordenou que o livro fosse por si mesmo. Ele ordenou que ele fosse conduzido por uma terceira pessoa. Ele ordenou que esta terceira pessoa realizasse determinada ação.
Você não pode dizer: Se a terceira pessoa não tivesse levado o livro, ele teria se ido de qualquer maneira, porque Deus não ordenou que ele fosse de qualquer maneira. Ele ordenou que ele fosse conduzido pelas mãos de uma terceira pessoa. É exatamente o caso da oração. Oração é uma causa secundária eficaz que Deus tem relacionado com os efeitos envolvidos. Assim como a atividade dos seres humanos na terra está relacionada com os efeitos que são produzidos, assim como a Bíblia conduzida está relacionada com a ação de uma terceira pessoa, assim também os efeitos da oração estão relacionados com a oração que é apresentada. Assim, apesar da oração não mudar a mente de Deus, ela muda as coisas. Deus tem determinado que as coisas mudem através da oração, mesmo que a maneira pela qual a causa é relacionada ao efeito não seja perfeitamente clara para nós.
O fato de que a maneira como isto acontece não está muito clara, não nos dá razões para negar a relação. Nós oramos por cura. Deus concede a cura. Nós não podemos dizer: Teria havido a cura se eu orasse ou não; eu teria melhorado de qualquer maneira. Deus concedeu a cura estando esta relacionada com a oração.
Nós oramos por crescimento no conhecimento de Deus, consagração e dedicação no Seu serviço. Se Deus se agrada em abençoar nossas vidas desta maneira, nós não podemos dizer: Isto teria acontecido se eu orasse ou não. Deus concede sua bênção estando esta relacionada com a oração.
Nós oramos pela salvação de alguém que amamos, alguém que Deus colocou em nosso coração para intercedermos e suplicarmos. Aquela pessoa nasce de novo pela obra do Espírito Santo. Nós não podemos dizer: Isto teria acontecido se eu orasse ou não. Isto está relacionado com as nossas orações. Deus, que determinou a salvação, também determinou a oração como meio para aquela salvação. Nós não podemos omitir qualquer elo nessa corrente e dizer que vai existir com ou sem o elo.

Rev. Ézio Martins de Lima
(A conversa continua)