segunda-feira, julho 27, 2009

A ORAÇÃO FAZ DEUS MUDAR DE IDÉIA? - Parte V (final)

Como Abraão, barganhamos com Deus sobre o destino da cidade (Gn. 18).

Como Moisés, argumentamos com Deus sobre o destino do povo (Ex. 32).

Como Ester, pleiteamos diante de Deus o destino da nação (Ester 4).

Como posso orar se eu não vejo como a oração funciona?

Esta não é uma maneira sábia de tratar do assunto, desde que é Deus quem nos diz que a oração faz parte do Seu plano para nós. Não é necessário que tenhamos um entendimento da maneira pela qual os propósitos de Deus são concretizados. Deus tem colocado esses meios à nossa disposição. Ele nos encoraja a orar. Em 2 Cr 7.14 Ele diz: “... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. Insistir em que devemos ter um entendimento de como isto funciona é uma atitude muito desarrazoada.

Não é, pois, necessário sabermos como a oração funciona. É suficiente, contudo, saber que funciona. A oração faz parte do plano soberano de Deus, e é um meio eficaz pelo qual podemos compartilhar com Ele no cumprimento daquele plano. Quando oramos, nós estamos cooperando; estamos trabalhando juntamente com Deus na obra para a qual, em Sua misericórdia, Ele se agradou em nos chamar.

Desde que a oração é parte do plano de Deus, nós não estamos em nenhum instante forçando a mão de Deus pela oração. Nós não estamos intrometendo nossa própria vontade de uma maneira que discorde de Deus ou O incomode. Não precisamos temer que estejamos apertando botões dos quais nada sabemos, que possam trazer um desastre sobre nós e outros. Nós estamos orando em harmonia com os grandes propósitos de Deus. Há muitas coisas que seriam diferentes sem a oração. É pela virtude da oração que elas são o que Deus planejou que elas fossem.

A oração provoca, sim, mudanças:

a) A oração prova mudança na forma pensar, discernir e compreender as situações.

b) A oração provoca ação, atitude e novo comportamento naquele que ora

c) A oração é o meio pelo qual Deus usa para cumprir seu propósito, de forma que algumas coisas só acontecem em resposta à oração. Quando oramos, cooperamos com Deus na concretização do Seu propósito.

Rev. Ézio Martins de Lima

Um comentário:

  1. Obrigado, Rev. Ézio!
    Mesmo de longe, o senhor continua a abençoar nossas vidas com seus artigos.
    Fique na paz do Nosso Senhor.
    Nelson Calmon

    ResponderExcluir