terça-feira, janeiro 15, 2008

Um poço, um encontro com Jesus e uma mulher surpreendida!

A mulher Samaritana:
Um poço, um encontro com Jesus e uma mulher surpreendida!
João 4.1-30


1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2(se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia. 4E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. 5Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.
7Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? 10Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 11Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? 13Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 15Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la. 16Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; 17ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; 18porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
A verdadeira adoração
19Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. 20Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 21Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. 25Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. 26Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo. 27Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? 28Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: 29Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! 30Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.


1. Seu propósito de ir ao poço era natural (buscar água), e ela recebeu uma missão sobrenatural (deixando o cântaro foi anunciar)
2. Ela julgava conhecer sobre Deus, mas foi surpreendida falando com o próprio Deus. Ela saiu de uma religião da tradição, para a experiência pessoal com Jesus Cristo.
3. Ela carregava o peso do passado, que lhe causava angústia e sofrimento no presente e que lhe roubava toda possibilidade de expectativas. Ele encontrou-se com o Deus que perdoa pecados, traz sentido ao agora e esperança para o amanhã.
4. Ela saiu em busca do que era essencial para a sobrevivência (a água), e recebeu o essencial para a vida eterna.
5. Ela foi a um lugar ordinário (comum) e teve um encontro com o extraordinário.



Permita-se ser surpreendido por Jesus Cristo.


Rev. Ézio Martins de Lima