quarta-feira, junho 10, 2009

Missão da Igreja: 10 princípios para o êxito



Nicky Gumbel, o pastor da Holy Trinity Brompton, igreja na qual acontece a Semana Internacional do Curso Alpha, pregou na manha de terça-feira, dia 09.06, uma mensagem que considerei de extrema importância.
Antes, contudo, de comentar sobre a mensagem, quero explicar o que é o ALPHA. O curso Alpha nasceu na década de 70 nesta Igreja Anglicana, que fica no centro de Londres, há menos de 500 metros da famosa loja Harrod
s, com o propósito de anunciar o evangelho de Jesus Cristo e envolver as pessoas na igreja. Londres, assim como toda a Europa, está imersa no ateísmo e agnosticismo. Igrejas fechadas, à venda ou pouco freqüentadas é a realidade da maioria das igrejas. A Holy Trinity Brompton, contudo, tornou-se uma exceção. A igreja abre suas portas 4 vezes no domingo, com a média de 1000 a 1200 pessoas por culto. Um verdadeiro milagre em se tratando da capital do ateísmo no mundo.
Por conta deste crescimento da Holy Trinity Brompton, o Curso Alpha se tornou popular em várias partes do mundo. Hoje o curso é usado em mais de 100 países, por igrejas das mais diferentes denominações. Desta semana Internacional do ALPHA participam 1200 representantes de 105 países. Com o tempo, nós da IPI Central de Brasília conheceremos mais sobre o ALPHA.
De forma especial quero destacar os princípios apontados na mensagem do pastor Nicky Gumbel, os quais ele considerou chaves para o êxito do ALPHA:
1) O amor de Deus (Mateus 22.37-39). A igreja deve ser uma comunidade que ama a Deus e que expressa este amor pelas pessoas, de todas as idades, em todos os momentos. Por amar as pessoas, a igreja não mede esforços para alcançá-las.
2) A amizade com Jesus Cristo (João 15.14-15)
Expressamos esta amizade através da adoração e da oração, mas também tendo na igreja os nossos melhores amigos. A igreja precisa ser a comunidade da amizade.
3) O Ministério do Espírito Santo (Lucas 4.18-19)
Devemos orar continuamente para que o Espírito Santo controle a nossa vida. O culto precisa ser um momento em que o Espírito Santo nos envolva de tal maneira, que não tenhamos dúvida de que somos amados por Deus e seus instrumentos para influenciar poderosamente este mundo.
4) A beleza da Santidade (Isaías 53.2; Hebreus 1.3)
A santidade nos torna belos, mesmo que viver em santidade seja andar na contra-mão daquilo que este mundo considera normal.
5) O poder da ressurreição (João 16.21)
Uma igreja que vive a alegria, esperança e excelência, porque é consciente de que Jesus ressuscitou e caminha conosco.
6) Amor pela cruz de Cristo (Mateus 10.34)
Uma igreja consciente de que caminhar com Cristo é opor-se ao cinismo, mentira, injustiça... e isto significa, obviamente, também sofrer as oposições do mundo e das forças do mal que nele operam.
7) A visão da liderança (Juízes 5.2)
Homens e mulheres: a) com visão; b) com disposição de trabalhar; c) com determinação; d) que são servos; e) capacitadores do povo de Deus para a missão.
8) O sacerdócio de todos os santos (1 Coríntios 12.7)
TODOS os membros devem ocupar sua função no corpo. Ninguém foi chamado para assistir, criticar ou se omitir. O compromisso de todos os membros, o trabalho de todos os membros, a oração de todos os membros, a busca pelos dons do Espírito Santo e a prática deles, é que faz a igreja ser o que ela deve ser.
9) A autoridade da obediência (Mateus 8.5-13)
Obedecemos a Deus e as lideranças constituídas na igreja. Deus constitui pessoas para ocupar funções específicas e crescemos enquanto corpo de Cristo quando aprendemos sobre a autoridade da obediência e também vivemos em obediência.
10) A unidade num mesmo propósito (João 17.21-22)
A busca da unidade não é uma opção, mas um mandamento. Cristãos se unem no propósito de amar, respeitar e servir uns aos outros. Unimo-nos, mesmo sendo diferentes, com o fim de proclamar que Jesus Cristo é Senhor e Salvador de nossa vida.
Rev. Ézio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário