sexta-feira, abril 25, 2008

É tudo sobre Ele

Tim Keller

Jesus é o verdadeiro e melhor Adão, que passou pelo teste no jardim e cuja obediência é imputada a nós.

Jesus é o verdadeiro e melhor Abel que, apesar de inocentemente morto, possui o sangue que clama, não para nossa condenação, mas para completa absolvição.

Jesus é o verdadeiro e melhor Abraão que respondeu ao chamado de Deus para deixar todo o conforto e a família e saiu para o vazio sem saber para onde ia, a fim de criar um novo povo de Deus.

Jesus é o verdadeiro e melhor Isaque, que foi não somente oferecido pelo Seu Pai no monte, mas foi verdadeiramente sacrificado por nós. E assim como Deus disse a Abraão, "agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho", nós também podemos olhar para Deus levando Seu Filho até o alto do monte e sacrificando-o, e então dizer, "Agora nós sabemos que Tu nos amas porque não retiveste Teu Filho, Teu único Filho a quem Tu amas, de nós."

Jesus é o verdadeiro e melhor Jacó que lutou e sofreu o golpe de justiça que nós merecíamos, de forma que nós, assim como Jacó, só recebêssemos as feridas da graça para nos despertar e disciplinar.

Jesus é o verdadeiro e melhor José que, à destra do rei, perdoa àqueles que o traíram e venderam e usa o seu novo poder para salvá-los.

Jesus é o verdadeiro e melhor Moisés que se põe na brecha entre o povo e Deus e que é mediador de uma nova aliança.

Jesus é a verdadeira e melhor Rocha de Moisés que, golpeada com a vara da justiça de Deus, agora nos dá água em pleno deserto.

Jesus é o verdadeiro e melhor Jó, sofredor verdadeiramente inocente, que então intercede por e salva os seus estúpidos amigos.

Jesus é o verdadeiro e melhor Davi, cuja vitória torna-se a vitória do Seu povo, apesar deles nunca terem erguido uma única pedra para conquistá-la.

Jesus é a verdadeira e melhor Ester que não apenas arriscou deixar um palácio terreno, mas perdeu o definitivo e divino; que não apenas arriscou sua vida, mas entregou-a para salvar o Seu povo.

Jesus é o verdadeiro e melhor Jonas que foi lançado fora na tempestade para que nós pudéssemos ser trazidos para dentro.

Jesus é a verdadeira Rocha de Moisés, o verdadeiro Cordeiro pascal, inocente, perfeito, desamparado, morto para que o anjo da morte não atentasse contra nós. Ele é o verdadeiro templo, o verdadeiro profeta, o verdadeiro sacerdote, o verdadeiro rei, o verdadeiro sacrifício, o verdadeiro cordeiro, a verdadeira luz, o verdadeiro pão.

A Bíblia definitivamente não é sobre você e eu. É sobre Ele.


Nota do Tradutor: Em 2006 Tim Keller pregou na Resurgence Conference sobre pregar o Evangelho e mostrou a importância de fazer com que toda e qualquer pregação aponte para Cristo porque é para lá que toda a Bíblia aponta. De repente, já mais para o final da pregação, ele começou a recitar uma série de frases sobre Jesus que, juntas, produziram um profundo efeito em todos os presentes e foram rapidamente transcritas e começaram a ser publicadas em inúmeros blogs mundo afora. O texto acima é uma tentativa de traduzir o que ele disse. Não se compara ao efeito produzido quando ele as disse no contexto da sua palestra. Por isso, recomendo que você assista ou ouça, caso você consiga entender bem o inglês. E lembre-se: é tudo sobre Ele.



Fonte: Extraído do blog do Justin Taylor - Between Two Worlds

Um comentário:

  1. Muito bom!!!
    Confesso que às vezes leio a bíblia buscando entender de mim, entender os outros, ou o nosso mundo...
    O foco é Cristo!!!
    Abraços pastor!

    ResponderExcluir