sexta-feira, setembro 18, 2009

Trabalho real

“(...) o que fazermos então para realizar as obras de Deus?”

Jesus disse: “Sejam parceiros Daquele que Deus enviou.

Esse tipo de compromisso os faz realizarem as obras de Deus.”

João 6.28-29

O trabalho é a nossa participação ungida pelo Espírito na obra de Deus. Quando Jesus se levantou na sinagoga de Nazaré para anunciar que iria trabalhar e como iria fazê-lo, ele disse: “O Espírito do Senhor está sobre mim porque ele me ungiu...” (Lucas 4.18).

Em nossos textos bíblicos, unção significa receber uma incumbência de Deus. Significa emprego. Nós somos, de fato, informados de que há um trabalho a ser feito e que somos designados a realizá-lo, e que podemos fazê-lo. A unção conecta a nossa obra à obra de Deus. Unção é a conexão sacramental que liga a obra de Deus à nossa obra. Deus é um trabalhador, um criador. Deus faz coisas. Ele é, é claro; mas ele também age. E é em seus atos que conhecemos quem ele é.

Ungido por Deus, Davi entrou no mundo do trabalho. Ele trabalhou como pastor antes de ser ungido, trabalho que forneceu pano de fundo e metáfora a grande parte do Evangelho. No entanto, agora o trabalho de Davi foi claramente visto como designado e definido por Deus. Toda a obra de Davi agora era trabalho real.

Quero usar a expressão trabalho real para representar toda obra verdadeira. Estou usando esta expressão a fim de chamar a atenção para a dignidade essencial de uma obra assim, que a nossa obra é do mesmo tipo da obra de Deus. Toda obra verdadeira, genuína, é incluída sob o trabalho real. Estou usando a expressão aqui para distinguir a obra verdadeira da falsa, espúria, “obra” que destrói ou engana. Apenas porque energia é empregada para um determinado propósito não qualifica uma ação como obra. A verdadeira obra tem origem no Deus soberano, e o representa como alguém que expressa a sua soberania como trabalhador: trabalho real. Sacerdotes Reais, como os Cristãos são denominados (I Pedro 2.9), trabalham para dar ordem ao caos; guardar e lutar pela santidade das coisas e pessoas; livrar vítimas da injustiça, da desgraça e da indignidade; conceder perdão aos condenados e aos amaldiçoados; curar enfermidades; com sua simples presença dão dignidade e honra a povos e nações. A soberania de Deus não é abstrata – é uma soberania ativa e que se expressa no trabalho. Toda a nossa obra deve ser uma extensão dessa soberania e uma participação nela.

Rev. Eugene Peterson

Texto adaptado pelo Rev. Ézio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário