segunda-feira, julho 20, 2009

A ORAÇÃO FAZ DEUS MUDAR DE IDÉIA? Introdução

A partir de hoje 'postarei' partes de um estudo que fiz sobre este tema. Espero que meus 3 leitores fiéis (risos), possam me ajudar com seus comentários a responder tão importante questão!

Abraços!

Ézio, pr


A questão como é colocada é fundamental. Quando você dobra os seus joelhos para clamar por alguma situação que lhe traz sofrimento e angústia ou quando você intercede por algum problema enfrentado por um irmão na fé, familiar ou conhecido... você o faz na expectativa de que sua oração seja não apenas ouvida, mas que a sua oração produza algum efeito real.

No momento da calamidade, no qual você se coloca diante de Deus, dificilmente este tipo de preocupação vêm à sua mente. Este é o tipo de pergunta que parece, em princípio, não afetar a oração. Será?

Somos diferentes... e como somos! Alguns há que talvez jamais tenham se questionando se a oração faz Deus mudar de idéia ou não. Outros, contudo, se angustiam profundamente e até deixam de orar por conta da conclusão que tiraram após se debaterem com tal questão.

Eu sou irmão de Tomé... Como tal, às vezes faço perguntas que não são importantes para os outros, que não incomodam os outros... mas que a mim, sim, e profundamente. Preciso ser convencido para crer, porque minha fé às vezes é relutante. Não tenho todas as respostas às minhas perguntas, mas não as deixo de fazê-las, e nem procurar as respostas. Isto me torna um ‘sistemático’ às vezes (quase sempre!). Não me contento apenas com a inferência ou a suspeita, ou apenas com uma resposta parcial. Ao fazer uma afirmação, eu preciso ter consciência que ela pode ser de alguma forma justificada. Posso passar oras e dias, semanas, meses e anos, tentando organizar idéias sobre alguns assuntos, tentando responder algumas perguntas! E quando sou convencido, afirmo. Mudo de idéia.

Não quero nesta mensagem responder as minhas perguntas. Talvez elas nem sejam relevantes para você. Por isso optei numa mensagem baseada em princípios e não em respostas.

Voltemos à questão: A oração muda Deus de idéia?


Rev. Ézio Martins de Lima


(Continuaremos a conversa no próximo texto...)

5 comentários:

  1. Pr. Ezio
    Graça e Paz
    Meu nome é Bruno Ádson, sou secretário da 4ªIgreja Presbiteriana Renovada de Governador Valadares.
    Estamos querendo entrar em contato com o senhor.
    Pr. Edes, pastor titular aqui, pediu-nos para que se o senhor pudesse nos enviasse o seu e-mail ou telefone.
    Desde já agradecemos
    Meu e-mail é:
    brunoadson@live.com
    E-mail Pastor Edes Guimarães:
    pr_edes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Paz seja com vc irmão.Eu acredito que pela misericordia muitas vezes Deus muda de ideia, Deus é fiel e bondoso em agradar aos seus filhos amados.Sei que o tempo do Senhor Jesus não é o nosso, ou Ele muda de ideia ou já previa que pediríamos determinada "COISA".Acredito num Deus fiel,soberano e justo.
    Amei o texto,quero estudar+sobre o assunto.Abraços

    ResponderExcluir
  3. Paz e graça Pr, estou ficando meio maluquinho..rs.r.sr.s.. Vim de uma linha pentecostal hoje congrego na Igreja Batista Calvário conveniado a IBN, temos seminários para formação de Pastores, estou estudando a palavra para obter conhecimento, mas estou muito chocado com alguns pontos de vista teologicamente falando.
    Ex. o seu tema no blog. Meu entender pensava que oração pode mudar a vontade de Deus, discutir com o meu Pastor sobre o assunto, alguns dias e hoje vejo que estou completamente errado. A oração NÃO pode mudar a vontade de Deus, oramos nos aproximar do pai, faz ter relacionamento, intimidade com painho etc.
    Gostei muito do seu blog vou continuar lendo suas matérias... ah.. Faz "Questionamento polemico".. Podemos discutir no seminário... Esse semestre vai estudar matéria. Homiletica, ética, Int. Novo Testamento, Sociologia, Eclesiologia... Não sei se este e seu publico.. Abraços.. Paulo Roberto - Posto da Mata - BA
    contato@spcursos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Paulo Roberto,
    Creio que biblicamente podemos afirmar que a oração não faz Deus mudar de ideia. Contudo, podemos afirmar também que algumas coisas Deus só fará porque oramos. Creio que na Sua soberania, Deus definiu que algumas coisas aconteceriam em resposta à oração.... Pela oração, nao apenas temos comunhão com Deus, mas também nos tornamos Seus cooperadores... Ademais, a oração pode mudar nossa intenção, nosso coração, nossa vontade, nossos planos... A oração verdadeira, por isso, sempre provoca mudanças!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Mas e a oração do Rei Ezequias???? Deus mudou de idéia...rssr
    Mas nunca coisa eu concordo, porque já vivi..."a oração pode mudar nossa intenção, nosso coração, nossa vontade, nossos planos... A oração verdadeira, por isso, sempre provoca mudanças!" Acho que somos nós quem mudamos de idéia quando oramos e não o Senhor.rsrsr

    ResponderExcluir