terça-feira, julho 21, 2009

A ORAÇÃO FAZ DEUS MUDAR DE IDÉIA? - Parte II

Vejamos alguns textos bíblicos para que possamos estabelecer o primeiro princípio:
Malaquias 3.6: “Eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”.
Efésios 1.11: “nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz TODAS AS COISAS CONFORME O CONSELHODA SUA VONTADE.”
Não precisamos mais de textos, não é verdade? Se cremos que Deus é Deus não duvidamos um milímetro se quer que Ele é Soberano, e que sempre cumpre a Sua vontade; que, como bem escreveu Paulo (Rm 12. 2) é “boa, agradável e perfeita”.
Primeiro princípio:
1. A VONTADE DE DEUS NÃO MUDA, E ESTA É A RAZÃO PARA ORARMOS COM CONFIANÇA.
Você deve estar pensando. Não é o contrário? Se a vontade de Deus não muda, então por que orar?
As ações de Deus, suas palavras e tudo a respeito dele obedece ao controle do seu supremo propósito. Deus conhece o começo desde o fim e o conhece desde a eternidade.
Porque é perfeito, Deus não comete erros nem está sujeito a falsos impulsos. Com Deus nada acontece ao acaso e por acaso.Não existe algo como chance, sorte ou destino, porque Ele planejou tudo com amor eterno e perfeito.

O editorial de um dos números da Revista “Os Puritanos”, cujo título era “Oração sob a perspectiva calvinista”, trouxe a seguinte reflexão: “Eu serei franco em confessar que, se realmente eu pensasse que poderia mudar a mente de Deus, eu me absteria de orar. Eu teria que dizer: Como poderia ter a ousadia, com as limitações da minha própria mente e as corrupções do meu próprio coração - como poderia ter a ousadia de interferir nos conselhos do Altíssimo? É quase como se você fosse mostrar para alguém, completamente ignorante de eletrônica, um painel de armas no qual, ao se apertar certos botões, alguém poderia precipitar uma explosão. Você diz: Vá em frente e aperte os botões. Não se preocupe com o que vai acontecer! Oh, não! Existe conforto para o filho de Deus em ser assegurado que nossas orações não vão mudar a mente de Deus. Isto é o que não está envolvido na oração, e nós não estamos em perigo de provocar explosões por um desejo precipitado de nossa parte”.
Atente para o fato. Deus não muda a sua natureza. Na Carta de Tiago podemos ler:
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”. (Tiago 1.17)
Asafe no Salmo 77.5-10, orou: “Então, disse eu: isto é a minha aflição; mudou-se a destra do Altíssimo”.
Qual a aflição do Salmista? É fruto só de pensar que Deus pode mudar no que tange os seus atributos.
Um Deus que muda seus planos, não é confiável.
Um Deus que está suscetível às influências nos seus planos, não é onisciente, nem onipresente, nem onipotente.
O filme “Todo Poderoso”, no qual o autor principal é Jimi Carey e Deus é Morgan Freeman, descreve bem o desastre que seria Deus atender todas as orações das pessoas, sem levar em conta um plano perfeito....

Por desconhecermos diversas circunstâncias, Deus retém inúmeros pedidos que lhe são dirigidos. C. S. Lewis exprime admiravelmente bem a sensatez dessa idéia: “As orações nem sempre são... atendidas. Não porque a oração seja uma espécie fraca de casualidade, mas justo porque é uma espécie forte. Quando ‘funciona’, funciona alheia às limitações de tempo e espaço. É por isso que Deus retém o poder discricionário de atendê-la ou não. Não fosse assim, a oração nos destruiria. Não é insensato que um diretor de escola diga: “Tais e tais coisas você pode fazer segundo as regras estabelecidas desta escola. Mas essas outras coisas são perigosas demais para ficar sob regras gerais. Se você quiser fazê-las, deve vir fazer-me um pedido e discutir detalhadamente a questão comigo no meu gabinete. Depois... veremos”.
Voltemos ao texto de Malaquias 3.6. Deus disse que o seu caráter é imutável e, por isso, não condenaria o povo...
Rev. Ézio Martins de Lima
A conversa continua....


2 comentários:

  1. É verdade, concordo Deus sabe de todas as coisas e da hora certa de tudo acontecer em nossas vidas, mas ainda assim tenho uma pergunta. Porque é tão dificil receber este NÃO da parte do Senhor? Não tem nada que eu possa fazer para mudar isso?

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu já recebi vários NÃO de Deus e chorei e esperniei, mas sempre colocando em meu coração que Deus é Soberano e se é assim sabe o que faz. E não é que depois de muito choro eu fico mais calma e sinto paz?!! Mas tamém já aconteceu de o senhor voltar atrás daquilo que iria fazer a meu respeito..ou seja, eu desobedeci, o senhor falou ao meu coração que iria tomar uma determinada atitude..eu me arrependi e Ele me abençoou..

    ResponderExcluir