domingo, abril 05, 2009

COMO RECEBEREMOS O SALVADOR?

Hôsshiah-nâ” Hosana ( Salva-nos, por favor)

“Bendito o que vem em nome do Senhor”

“E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este?” (Mateus 21.9-10)


Neste domingo o mundo cristão celebra o início da semana da paixão do Senhor Jesus Cristo. O domingo que antecede o domingo de páscoa é denominado de “Domingo de Ramos e da Paixão”. A entrada de Jesus em Jerusalém é o cumprimento da profecia de Zacarias 9.9.

Os imperadores e reis da antiguidade entravam nas cidades depois de suas vitórias em guerras montados em suntuosos cavalos. Jesus, contudo, entra na cidade de Jerusalém, montado em um jumentinho; um animal considerado transporte de pobres. O Seu Reino é diferente, assim como o seu caminhar em direção à cruz e sua morte nela é vista aos olhos humanos como uma aparente derrota e fracasso. Por isso Paulo escreveu à igreja de Corinto: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” (I Co 1.18)

Voltemos nossa imaginação para visualizar a entrada de Jesus em Jerusalém. Imagine “O grande Portal” de Jerusalém, construído por Herodes Antipas. Imagine uma multidão.

Mateus nos informa que esta multidão era composta por dois grandes grupos. Vejamos como estes grupos reagem à entrada de Jesus em Jerusalém:

Muitos louvam a Jesus, reconhecendo-o como o Messias (Mateus. 21.9)

Estes gritavam: “Hosana (Literalmente é “Hôsshiah-nâ”: “Salva-nos, por favor”) Bendito o que vem em nome do Senhor”. Esta declaração é o reconhecimento de que para esta parte da multidão Jesus era visto como o Messias, o Salvador, o Enviado de Deus para salvar Israel.

Para entendermos as ações desta parte da multidão é bom lermos II Reis 9. O verso 13 relata que o povo de Israel estendeu os seus mantos no chão para que, Jeú, ungido como Rei, pudesse passar. Tal ato demonstrava: a) o reconhecimento de sua autoridade; b) decisão de serem submissos.

Outros, vítimas de seu preconceito e ignorância, permanecem incrédulos (Mateus 21.10)

“Quem é este?”, é a pergunta dos que não o compreendem, e por isso o negam. O Evangelho de João nos revela que os fariseus diziam entre si: “Não estamos conseguindo impedi-lo. Olhem como o mundo todo vai atrás dele”. (João 12.19).

Esta parte da multidão, assim como os demais, era também composta de pessoas que esperavam que Deus viesse socorrer o povo de Israel. Contudo, não se aproximaram de Jesus a fim de conhecê-lo. Emitiram juízo a partir de seus preconceitos. Fecharam-se para a graça de Deus porque ao invés de estenderem as vestes e os ramos, numa declaração de louvor e fé, cobriram-se com a capa da incredulidade e com a coroa da ignorância.

Este é o grupo dos que esperam por Deus, mas por um deus que se enquadre nas suas expectativas. Um deus moldado segundo os seus próprios conceitos e caprichos. Um deus que está preso aos hábitos religiosos e doutrinários criados pelo seu próprio entendimento, ou pela religiosidade aparente, sem conhecimento e sem vida verdadeira oriunda da experiência concreta com Deus. Que grande perigo a religião pode ser! Que grande tragédia nosso preconceito pode nos causar!

Em qual grupo nos encontramos?

É importante que neste Domingo de Ramos voltemos nossos olhos para nós mesmos e nos perguntemos: Como eu tenho recebido Jesus na minha vida? O Senhor que entrou em Jerusalém, morreu na cruz e ressuscitou, deseja manter um relacionamento pessoal conosco. Está é a proposta inaudita da fé Cristã: Deus vem ao nosso encontro através do Seu Filho, Cristo Jesus, de forma pessoal, particular, para que possamos ter um relacionamento pessoal com Ele.

Estejamos entre aqueles que se alegram e festejam a presença do Salvador, e não entre aqueles que ficam à margem, incapazes de irem até Jesus e conhecê-lo como Ele realmente é. Que não se encontrem em nossos lábios as palavras da negação, que são o fruto da falta de entendimento e da experiência com ele: “quem é este?”. Pelo contrário! Que possamos dizer: “Hosana: Salva-nos, pois te Ti carecemos!”. Entendamos nossas vestes, rendamos o nosso coração a Ele e entreguemos, pois, a nossa vida ao Seu Senhorio.

Rev. Ézio Martins de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário