quinta-feira, junho 05, 2008

qual livro estou lento no momento...?


Esta semana perguntaram-me sobre o livro que estou lendo no momento, eis a resposta:
Bíblia: Estou relendo os evangelhos, concentrando-me especialmente no chamado de Jesus para o discipulado. Estou sendo grandemente surpreendido com este jeito 'estranho' de Jesus de chamar e formar seus discípulos. Contrapondo com os métodos que a igreja utiliza na atual conjuntura para "atrair e treinar pessoas", preciso confessar que "estou bem confuso". Tenho usado algumas perguntas para estas leituras: 1) O que Jesus prometia para aqueles que Ele chamava para si?; 2) Quais argumentos ele usava; 3) Que tipo de técnica/modelo Jesus usou para preparar estes discípulos?; 4) Como eu responderia a este chamado e aos "métodos" de Jesus?
Moltmann: Estou terminando de ler "No fim, o início: breve tratado sobre a esperança", do Teólogo alemão Júrgen Moltmann, publicado pela Loyola, 2007. Livro bom pra ler e fazer pensar. Mas se você pretender ler, esteja preparado para ser surpreendido, questionado e, possivelmente, 'escandalizado' em alguns pontos. Moltmann é teologia para as crianças que sabem que a boa teologia se escreve com lápis.
Richard Foster: "Celebração da Simplicidade". Vou falar mais sobre este livro posteriormente. Os dois capitulos sobre "simplicidade exterior" são de uma simplicidade tao profunda que dá nó nos neurônios da gente! Eu fiquei absorto há alguns dias atrás com estes dois capítulos rodando na minha cabeça! Suspeito que preciso de algumas semanas para 'digerir' o que ele escreveu. É um livro que vale a pena ser lido.

E você, o que está lendo?
Compartilhe aqui no Blog, e se puder faça um pequeno comentário sobre o livro...

Um forte abraço!
Ézio Lima, pr.

2 comentários:

  1. estou lendo "Ortodoxia" de G.K. CHESTERTON.
    Achei muito interessante o que você escreveu sobre a leitura dos evangelhos. Vou usar as perguntas como roteiro para uma nova leitura.
    Obrigado pelo textos que você coloca aqui. É coisa boa do céu!
    Do seu amigo que está na fila esperando sua visita pra pregar aqui por estas bandas do Sul.
    Carlos Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Carlos,
    O livro do CHESTERTON está na minha lista de livros a serem lidos neste ano! É um clássico! Você poderia fazer alguns comentários aqui sobre a sua leitura,o que acha?
    Vamos conversar por e-mail sobre a viagem ao Paraná. Poderia ser em setembro? veja aí! Abraços!

    ResponderExcluir