segunda-feira, outubro 01, 2007

Além de Filhos, também amigos do Senhor


Disse Jesus: “... tenho vos chamado ‘amigos’”
(João 15,15)


Ter amigos de verdade é uma necessidade, bem como uma benção de Deus. A Bíblia diz que no momento da nossa angústia o amigo se faz irmão (Provérbios 17.17). Contudo, bem melhor do que ter amigos, é ter um amigo que conhece nossas necessidades mais profundas e, que pode nos fortalecer diante das dificuldades e tem poder para nos livrar dos perigos desta vida e nos garantir a vida eterna. Este amigo é Jesus Cristo.
O Senhor nosso Deus não tem favoritos, mas tem amigos íntimos. Só os amigos O "conhecem na Sua intimidade", e podem a Ele recorrer sem cerimônia em tempo de crise, dúvida, risco, tristeza ou coisa desse tipo. Ser amigo do Senhor é estar protegido dos males da solidão; é ter consciência da Sua constante presença, providência e segurança. Ele se agrada quando qualquer filho decide por uma relação estreita e mais pessoal.
O Senhor quer muito mais de nós, Seus filhos. Quer-nos em intimidade, amigos. Como foram Enoque, Noé, Abraão, Jacó, José, Davi, Ezequias, Paulo e tantos outros que estiveram dispostos a ouvir a Sua voz e, com Ele, a transformar o mundo. Os amigos do Senhor, ao longo da história, se destacaram por suas experiências com Ele. Ultrapassam o tempo e são lembrados até hoje.
Em geral, em se tratando do povo de Deus, os Seus filhos vivem a história que Ele mesmo escreveu, mas Seus amigos são chamados por Ele para fazer acontecer. Só eles são escolhidos (premiados) para compartilhar dos Seus projetos. Daí a importância de manter uma constante e crescente vida de oração em busca da Sua perfeita vontade. Além do mais, a alma humana, mesmo redimida da morte espiritual, quer tenha consciência ou não, carece de um relacionamento espiritual, amigável, duradouro e mais estreito com o Seu Redentor. “A minha alma apega-se a Ti; a Tua destra me ampara”(Salmo 63.8), disse Davi, amigo do Senhor, e por isso mesmo, Rei de Israel (o Senhor investe em Seus amigos!!).
Infelizmente, alguns filhos de Deus - por não conhecerem-No como Amigo - têm sistematicamente regado em seus corações um sentimento de orfandade, que produz insegurança e medo. Na vida cristã, os sentimentos que produzem bons resultados custam muito até serem cultivados. Dependem do quanto investimos na aproximação pela intimidade com o Senhor.
De modo contrário, sentimentos como orfandade criam com bastante facilidade raízes profundas no coração. Por isso, é fundamental que, ao exemplo de Davi, apeguemo-nos ao Senhor, mesmo que quando "agarrados a Ele" provemos a aridez de todos os desertos dessa vida. “O choro pode durar toda noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30.6b). Quando chorarmos devemos chorar somente apegados a Ele, pois Ele é "Galardoador dos que O buscam"(Hebreus 11.6b)... As promessas do Senhor valem mais do que tesouros - especialmente para os amigos. Só a intimidade com o Senhor produz segurança, só a segurança leva à alegria, e essa alegria nos faz provar o sentimento de sermos mais do que filhos, mas filhos e amigos do Senhor.
Seja amigo do Senhor! Busque intimidade com o Senhor!
Que Deus te abençoe!


Revs. Ézio Martins de Lima
e Ricardo César Vasconcelos

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Que texto belíssimo!
    Que Deus continue te enchendo de inspiração para que nosso coração seja sempre alimentado e acalentado.
    Fiz assinatura do feeds, e estour recebendo os avisos da publicação. Muito bom!Valeu!
    seu amigo,
    Rev. Carlos Souza

    ResponderExcluir
  3. Que texto belíssimo!
    Que Deus continue te enchendo de inspiração para que nosso coração seja sempre alimentado e acalentado.
    Fiz assinatura do feeds, e estour recebendo os avisos da publicação. Muito bom!Valeu!
    seu amigo,
    Rev. Carlos Souza

    ResponderExcluir
  4. Caro Rev. Ézio,
    belo e inspirado texto.
    Mesmo longe, continuo a ser abençoado por ti.
    Fique na paz do Senhor e forte abraço.
    Seu amigo e irmão em Cristo,
    Nelson Calmon

    ResponderExcluir