segunda-feira, julho 13, 2009

O USO DISCIPLINADO DO DINHEIRO COMO EXPRESSÃO DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ - Parte I


“Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.” (I Co 6.12 - NTLH)


Introdução:

Escrevo este texto como um aprendiz, e não como um mestre. Quando se trata do tema do uso disciplinado dos recursos materiais, o que nesta lição consideramos como a “expressão da espiritualidade cristã”, é bom que iniciemos com o reconhecimento de que travamos uma batalha constante e desleal. A cultura contemporânea é atormentada pela paixão de possuir. Os propagandistas dos produtos de bens de consumo usam incansavelmente todos os meios de comunicação com o fim de nos convencer que ‘necessitamos” do produto ofertado. Diante do turbilhão da sedução de comprar mais e mais e mais, logo descobrimos que o nosso desejo sobrepuja em muito não somente a tendência de comprar além daquilo que realmente necessitamos, mas também os recursos dos quais dispomos. As conseqüências são óbvias! Envoltos numa obsessão por comprar mais e mais, tornamos não apenas escravos dos desejos que a propaganda projeta em nós, como também entramos num processo de endividamento do qual muitos se tornam prisioneiros. O ciclo precisa ser rompido. A questão é: isto é possível?

No presente estudo pretendo demonstrar que o uso disciplinado do dinheiro é possível. O ciclo do consumismo frenético pode ser rompido; e isso é possível quando compreendemos e vivemos sob a perspectiva de que o uso dos recursos materiais também é uma expressão da espiritualidade cristã.

O estudo será divida em 3 tópicos:

1) Dicotomia não! O uso do dinheiro também é uma expressão da nossa espiritualidade;

2) Disciplina: entre a graça e o esforço;

3) Regras de Calvino para o ‘uso dos bens desta vida”;

Continuaremos a conversa amanhã! Abraços!

Rev. Ézio Martins de Lima


Creative Commons License
Artes Theológicas by Ézio Martins de Lima is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://reveziolima.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário