quinta-feira, março 12, 2009

Sobre o orar e orar bem - Parte I


A partir de hoje vou postar alguns textos sobre oração e algumas idéias soltas sobre o assunto. Se existe uma tal escola de oração, estou certo de que a cada dia me encontro mais envergonhado pela minha condição de "orador". Teve um tempo que eu pensei que sabia orar. Estava convencido que orava bem e que compreendia os mistérios da oração. A minha idéia pueril sobre oração já começava com um equívo, bem comum entre os cristãos, de conceber que uma boa oração precisa de boa uma impostação. Talvez porque quando criança ficasse impressionado com o fato dos adultos sempre mudarem a voz quando começavam a orar. Isso me levou a crer que uma boa oração precisava começar com a mudança do tom da voz. Hoje fico rindo de mim por tamanha inocência. Mas eu tive que arrebentar alguns odres velhos na minha vida para não continuar repetindo este comportamento. Hoje até me irrito quando vejo tal comportamento em outras pessoas.Minha sensação é de pura hipocrisia e dissimulação. Sei que não devo ter este sentimento, porque não estou autorizado a fazer este tipo de julgamento. Mas devo confessar que "oradores", pastores e cantores que mudam a voz quando oram, pregam ou cantam (ou "ministram"), me provocam alguns arrepios (e estes arrepios não sao nada espirituais, é repulsa mesmo!). Acho que confessando meu pecado aqui no blog vou aliviar um pouco este peso... Afinal, o conselho bíblico de confessar os pecados uns outros para sermos curados ainda está valendo! Quem bom!
Li uma entrevista do Nouwen publicada na Christianity Today International na qual ele disse:
"Para muitos cristãos, oração é ter pensamentos espirituais. Isso não é oração. Oração é achegar-se à presença de Deus com tudo o que você é. Você pode dizer: “Senhor, eu odeio esta pessoa. Não consigo suportá-la”. A vida de oração de muitas pessoas é seletiva. Geralmente só colocam diante de Deus o que querem que Ele saiba e o que pensam que Ele suporta ouvir. Deus é Deus, Ele agüenta ouvir tudo". E continuou: " "Transforme seus pensamentos em oração. Como nos envolvemos com o pensar incessante, então somos chamados à oração incessante. A diferença não é que a oração é pensar sobre outras coisas, mas que a oração é o pensar em diálogo. É um movimento de um monólogo centrado em mim mesmo, para uma conversa com Deus".
Orar e orar bem começa com algo bem simples: com a gente deixando nossa capa religiosa do lado, e abrindo o coração para Deus....
É isso.. (pelo menos por enquanto.... pelo menos pra começar!)

Rev. Ézio Martins de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário