terça-feira, setembro 02, 2008

Mensagem aos Pastores/Pastoras e Missionários e Missionárias da IPI do Brasil



Caríssimos irmãos e irmãs no labor pastoral, graça e paz!

Qual deveria ser a nossa reação ao celebrar o “Dia do Pastor e da Pastora”? Com folguedos ou com lágrimas? Com desânimo ou esperança?

Ora, nosso momento histórico, idólatra da tecnologia e imerso na ilusão da auto-suficiência, tenta permanentemente mostrar que o ministério pastoral, centrado em Deus e voltado ao ser humano como cura d’almas, é uma ação fora do tempo, fora de moda, fora de propósito... Assim, o pastor é tentado a se converter em alguma coisa, em um ídolo, em um usurpador, um empresário, um guru de falsas promessas, e, por isso, a vocação corre imenso perigo.

Nosso maior desafio neste tempo é não perder de vista a real vocação que nos foi outorgada por Deus. Isso não é fácil, é verdade! Contudo, somente a permanência dentro do propósito de Deus para o ministério do pastoreio, garante-nos que ele, apesar dos desafios, é necessário. A sedução do diabo é no sentido de nos conduzir para transformar as pedras em pães (a sedução do caminho mais fácil), que o espetáculo seja usado em lugar do serviço (o caminho do poder sem amor), e assim que a cruz não seja necessária. O caminho mais fácil, contudo, é usurpador da realidade central, inquestionável e inegociável, e por isso mesmo se torna uma fantasia; e a fantasia não salva o ser humano imerso na realidade dura do pecado e de suas trágicas seqüelas.

Portanto, o ministério pastoral, centrado em Deus e voltado ao ser humano como cura d’almas, é uma necessidade premente para uma sociedade enferma. Em Cristo, e para Sua Glória, o exercemos, como co-artífices do projeto de Deus para a redenção do ser humano.

A Secretaria Pastoral, assim, através desta pequena mensagem, deseja que o vosso coração seja reanimado com o fervor capaz de derreter toda e qualquer geleira paralisante, que mentirosamente procura desqualificar o ministério pastoral, que é honrado por Deus, e por Ele instrumentalizado para o alcance do Seu perfeito propósito!

No amor dAquele que nos amou primeiro,

Ézio Martins de Lima

Secretário Pastoral da IPI do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário