quinta-feira, julho 10, 2008

“O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá”.

“O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá”.

(Gálatas 6.7)

A “Lei da Semeadura” está escrita na ordem da criação. O que ceifamos é da mesma natureza da semente que semeamos. O agricultor ceifa o que semeia. Colhe aquilo que planta. Quando planta milho, colhe milho. Se plantar abacaxi, colherá abacaxi, não importa se literal ou figuradamente.

Oséias afirma em sua profecia: “Eles semearam ventos e colherão tempestades” (Os. 8.7). Assim, quem planta mentira colhe traição, quem planta ciúmes colhe suspeita, quem planta inveja colhe mediocridade, quem planta ódio colhe amargura. É por isso que há tanta gente infeliz por aí afora. Só fazem semear azedume, queixa, amargura, pessimismo, murmuração, intolerância, discórdia, desamor. Isso também vale para nações, para povos, para civilizações. É por isso que vemos com pessimismo o futuro imediato do nosso mundo. É só olhar para a semeadura que está sendo feita. Que colheita podemos esperar quando só vemos a semeadura do ódio, violência, guerra, terror e morte?

Da mesma forma, quem planta verdade colhe lealdade. Quem planta confiança colhe tranqüilidade. Quem planta admiração colhe grandeza. Quem planta amizade colhe solidariedade. Quem planta amor colhe ternura.

O que você semeia você colhe. Seremos no futuro o que plantarmos hoje. Por isso vamos semear justiça, plantar paz, falar de bênçãos, respirar alegria e distribuir amor.

Sejamos semeadores da esperança! A semente da esperança é a boa mensagem do evangelho que redime, salva, e faz novo o ser humano cansado e exausto de uma vida vazia e sem sentido.

Mas tomemos cuidado! Não esqueçamos, jamais!, que antes de sermos semeadores, faz-se necessário que sejamos um campo preparado e receptivo à poderosa semente do Evangelho. Afinal, outra lei óbvia da semeadura é que não é possível semear a semente que não se tem.

Ézio Martins de Lima, rev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário