segunda-feira, setembro 10, 2007

"Não pare... não desista"


Ignace Jan Paderewski, o famoso pianista, tinha agendado uma apresentação em um grande teatro dos EUA. Seria uma noite para ficar na memória – fraques e longos vestidos de festa, um acontecimento da alta sociedade. Estava presente na platéia u'a mãe e seu inquieto filho de 9 anos.

Cansado de esperar ele se mostrava impaciente em seu assento. Sua mãe tinha esperança que ele seria encorajado a estudar piano quando ouvisse o imortal Paderewisk tocar. Sem que a sofisticada platéia percebesse, o garoto sentou-se no banco frente ao piano, encarando as teclas pretas e brancas. Ele posicionou seus pequenos e trêmulos dedos nos locais corretos e começou a tocar --catando uma tecla aqui outra acolá-- uma melodia infantil. A multidão silenciou-se, enquanto milhares de olhares de reprovação se voltaram em sua direção. Irritados e perplexos, eles começaram a gritar:
“tirem esse menino de lá”
“quem trouxe um garoto tão pequeno para cá!”
“Onde está a mãe dele?”
“faça o parar”

Nos bastidores, Paderewsk ouviu os sons vindo do pauco e rapidamente percebeu o acontecido. Apressadamente pegou seu casaco e correu para o palco. Sem nenhum anúncio, ficou atrás do garoto e colocou seus braços ao redor dele, e começou a improvisar uma contra-melodia para harmonizar e completar a canção. Enquanto os dois tocavam juntos, Paderewsk sussurrava no ouvido do garoto:
“Continue! Não desista, filho.. Continue tocando... não pare... não desista”.

É assim que acontece conosco! Esforçamo-nos em produzir alguns resultados que parecem ter a mesma importância que a canção infantil sendo tocada por um garoto sem destreza numa casa de espetáculos.
Sozinhos e contra tudo e todos, inclusive contra o nosso medo de fracassar, a vontade de desistir se avoluma! Então quando estamos prestes a desistir de tudo, chega o Bom Mestre, se inclina e sussurra: “Prossiga, não desista! Continue, não pare! Não desista", enquanto em sua graça e poder completa o de incompleto e faz a canção soar tão linda como jamais imaginaríamos que ela pudesse ser!
Ouça então a voz do Mestre:

“Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos!”.
“Portanto, mantenham-se firmes e que nada os abale...sabendo que no Senhor, o nosso trabalho não será inútil”
(I Co. 15.58)

Rev. Ézio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário