segunda-feira, setembro 03, 2007

Deixa Deus ser Deus

Deixa Deus ser Deus em sua vida. Não o limite, não o subestime, não despreze Sua presença, não se aproxime Dele com pressa, não o trate como um rico comerciante do qual você se achega para pedir objetos de desejo.
Não limite o que Deus pode fazer, tendo por base sua própria finitude. Não leia os acontecimentos da vida através de suas míopes retinas, nem permita que o sentimento de desesperança se transforme em fatalismo. Pára de se lamentar e deixa Deus ser Deus em sua vida.
Não permita que um pequeno problema se avolume de tal forma que ao acordar de madrugada ele já não caiba mais no seu quarto; pelo contrário, “em tudo sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica” (Fp 4.6-7) pois é na tranqüilidade e na confiança no Senhor que está a tua força, e deixa Deus ser Deus para você.
Não se apequene, sê inteiro em todas as coisas. Se estiver em casa, esteja inteiro para seus queridos. Se for à igreja, não se perca em pensamentos do cotidiano, mas se enleve na atmosfera de adoração; se viajou em descanso, não se lembre do trabalho que deixou para trás. Esteja sempre no lugar que você está.
Não despreze os pequenos sinais da presença divina. Uma borboleta voando à sua frente pode ser um deles, o carinho da pessoa amada também, a presença de um amigo idem. Lembre-se que Deus não grita, só sussurra. Ele nem sempre mostra a estrada inteira – às vezes só nos dá um vislumbre. O resto é pela fé. Vemos obscuramente mesmo, pois a vida tem mesmo um pouco aventura, um filme que não conhecemos antecipadamente o enredo, só o final.
Deixe Deus ser Deus, e pare de ficar pedindo a todo o momento provas de seu amor e cuidado. Ele pode dar sim, mas às vezes nos deixa caminhar sozinhos a fim de crescermos! Há períodos em nossa vida que Ele solta momentaneamente nossas mãos e diz – vai que Eu estou cuidando de ti. Ele faz isso para fortalecer nossas “mãos frouxas e firmar os joelhos vacilantes”.
Outras vezes Deus nos manda esperar. E esperar é muito mais difícil que andar. Se Deus nos mandasse subir uma montanha carregando uma pedra, fazer um ritual, e deixar um sacrifício, faríamos sem pestanejar. Mas, esperar? Isso é horrível! Temos esta tendência pecaminosa de sempre querer fazer para nos dar a falsa impressão de que estamos no controle! Deixar Deus ser Deus é também “não atrapalhar” a obra que Ele está fazendo. Deixe Deus ser Deus e aprenda a esperar!
Deixar Deus ser Deus é também diferenciá-lo de outros deuses existentes no mundo. Nem sempre é fácil reconhecer estes simulacros de Deus! Mas fique atento! Os falsos deuses não requerem arrependimento, conversão, busca, entrega, transformação do ser, vida nova, caráter, santidade, confissão ... Não! Os “deuses genéricos” não pedem obediência, são impessoais, são “uma força cósmica”, “uma energia”, um “sentimento”, ”um vício”. Os deuses genéricos são tipo do “light” e” bonzinhos”, ao contrário de Senhor todo-poderoso, criador do Céu e da Terra, que se revelou plenamente em Jesus Cristo, seu Filho, que morreu na Cruz pelos nossos pecados, que ressuscitou ao terceiro dia e que enviou o seu Espírito Santo, e que voltará em Glória para julgar vivos e mortos!
Deixar Deus ser Deus é ir além da religião formal. Há mais, muito mais, para além dos cânticos, para além da liturgia – e da performance – tão valorizada hoje nas igrejas. Essas coisas não são Deus! Elas podem apontar para Ele, mas também podem atrapalhar e muito, caso esqueçamo-nos de Deus e nos apeguemos a estas coisas que apenas apontam para Ele. Tome muito cuidado aqui! Idolatria não é só adorar falsos deuses, mas é também a falsa adoração ao Deus verdadeiro!
Faça um propósito hoje: deixe Deus ser Deus em sua vida.... e não atrapalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário