sexta-feira, dezembro 29, 2006

‘No ano vindouro, tornarei a ti...’

‘No ano vindouro, tornarei a ti...’
“Acaso para Deus há cousa demasiadamente difícil? No tempo determinado, no ano vindouro, voltarei a ti...” (Gênesis 18,14).
Todo o início de ano é a mesma coisa. Prometemos a nós mesmos que neste ‘novo ano’ será diferente. Faremos isto; não faremos aquilo...Serei mais fiel à Palavra de Deus, entregarei meus dízimos com mais fidelidade, dedicarei mais tempo à oração, à evangelização, serei mais submisso, mais santo, enfim, um “cristão como cristão tem que ser!” Infelizmente, contudo, passam se os dias e tristemente constátamos que não somos capazes de cumprir as nossas promessas feitas a nós mesmo! Auto-engano! Terrível tragédia!
O início de um novo ano é naturalmente tempo de planejamentos, de definir metas, propósitos, etc. É um bom tempo para relembrarmo-nos de nossos objetivos e fazer um balanço da nossa vida! Mas em que estão firmadas as nossas esperanças?
Abraão e Sara viviam dia após dia na esperança que a promessa que o Senhor fizera fosse cumprida (Gênesis 12,2). Podemos dizer, com segurança, que a promessa do Senhor é que norteava e dava sentido às suas vidas. No entanto, se lermos atentamente os capítulos que evolvem a vida de Abraão e Sara, notaremos que eles não poucas vezes procuraram por suas próprias forças realizar o que Deus lhes havia prometido. Primeiramente foi Abraão quem tentou resolver o problema da descendência tentando adotar o damasceno Eliezer (Gênesis 15,2); depois foi Sara, ao fazer que Abraão tivesse um filho com Hagar (Gênesis 16, 1-16). Deus não aceitou os métodos de Sara e Abraão. A promessa era do Senhor. O cumprimento também seria (e foi) do Senhor.
Os anos passam e Sara e Abraão estavam em avançada idade. Sara já não acreditava que a promessa do Senhor fosse cumprida, e até ri dos três mensageiros (anjos) de Deus que avisam que no ano vindouro ela teria o filho da promessa. É aí que o Senhor, diante do riso incrédulo de Sara, diz a Abraão: “Acaso para Deus há cousa demasiadamente difícil? No tempo determinado, no ano vindouro, voltarei a ti, e Sara terá um filho” (Gênesis 18,14).
2007 pode ser o ano que o Senhor se voltará a ti para cumprir as Suas promessas. 2007 pode ser também o ano em que as conquistas, vitórias, serão maiores do que os fracassos. Reiteradamente a Bíblia ensina que a diferença entre o vencedor e o perdedor está, não no indivíduo que empunha a espada, mas em quem comanda o exército (veja 2 Crônicas 20). Se os planos, projetos e objetivos que você traçou para o próximo ano estiverem firmados no Senhor, no Deus do Impossível, não é necessário titubear e temer (Salmo 91,5-14). Se os planos traçados para o próximo ano, contudo, estiverem firmados tão somente em você mesmo, então o que você precisa saber para que este ano não seja como todos os outros --repletos de promessas que não se cumprem-- é que há uma promessa de Deus para sua vida:
‘Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor’. (Atos 3.19)

Rev. Ézio Martins de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário