segunda-feira, julho 30, 2007

“Eu falei, mas você não ouviu”



“Falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos”. (II Crônicas 33.10)

Quão decepcionante é estarmos empolgados com certo fato que muito nos alegrou o coração, mas ao contarmos para uma pessoa do nosso círculo íntimo percebemos que ela nem mesmo ouviu o que dissemos! Os especialistas em relacionamento dizem que o ouvido atento expressa interesse, desejo de conhecimento do outro, afeto, preocupação e valorização. Podemos resumir dizendo que “O coração que ama tem um ouvido atento”.
O texto transcrito acima é uma exortação que devemos levar a sério! Lendo-o imaginei o Senhor falando:
“Você acordou cedo hoje, mas com tanta pressa nem orou pedindo a minha bênção sobre o seu dia. Eu falei, mas você com tanta pressa não ouviu...
Durante o seu dia, tantas coisas você fez! O trabalho, os filhos, a casa... Tantas contas pra pagar... Você teve medo, sentiu-se sozinho, não soube em um determinado momento qual decisão tomar... mas você nem mesmo se lembrou de me buscar alguns minutos em oração e na leitura da minha Palavra, ‘eu tinha tanto pra falar, mas você não tinha tempo pra ouvir’
A semana se passou. O domingo chegou. Você justificou sua ausência na Escola Dominical: ‘estou tão cansado. Acordei a semana inteira tão cedo. Irei dormir até mais tarde...’ Você nem dormiu mais do que o comum, não é? Talvez apenas mais alguns minutos... e você ganhou algo com isso? Sei que não! No estudo da minha Palavra você ouviria a minha voz, saber os caminhos certos a seguir em todas as áreas de sua vida. Eu tinha tanto pra falar, mas você preferiu não ouvir...
O culto à noite começou. O primeiro texto foi lido chamando a igreja para o momento ímpar da adoração, mas você chegou atrasado e não acompanhou a leitura. “Eu falei, mas você não ouviu”
O hino foi cantado. Mas você não prestou atenção no que estava cantando.... “Eu falei, mas você não ouviu”. Depois vieram os cânticos. Muitas pessoas que me ouviram durante toda a semana estão quebrantadas... Mas você parece estar com bloqueios. Seu coração se fecha. Você então se distraiu. Você passou a folhear a Bíblia, prestar atenção na atitude das outras pessoas... “Eu falei com você, mas você não ouviu”.
O pastor leu texto da mensagem da noite. Você leu o texto. Mas você não parece estar disposto a ouvir. Ainda fica se distraindo. Quando eu falo com você, você ainda acha que estou falando com outras pessoas. Ainda acha que Palavra que eu digo sempre é para os outros. Seu coração está bloqueado. Você não quer me ouvir. O Profetas Zacarias profetizou certa vez esta Palavra que coloquei em sua boca: “Assim como eu clamei, e eles não ouviram, assim também eles clamaram, e eu não ouvi, diz o Senhor dos exércitos...” (Zacarias 7.13).
Contudo, não deixarei de falar. Você pode usar de todas as desculpas ou justificativas, mas nunca poderá dizer que eu não falei com você! Sempre estou falando... sempre... E Minha Palavra é fiel! Eu não volto atrás. Ouça a minha voz! Eis que falo: “Então te farei prosperar grandemente em todas as obras das tuas mãos (...) quando obedeceres à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos (...); quando te converteres ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma”. (Dt. 30.9-10)

“Estou falando agora, você está ouvindo?”

Rev. Ézio Martins de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário